Pouca gente sabe mas há 6 formas de ganhar mais na restituição do imposto de renda; veja o que fazer

RECIFE (PE) — Obrigatória para alguns contribuintes brasileiros, a declaração do Imposto de Renda deverá ser enviada em breve. No entanto, o que poucos cidadãos sabem é que existem algumas formas de conquistar mais na restituição do Imposto de Renda.

Pouca gente sabe mas há 6 formas de ganhar mais na restituição do imposto de renda; veja o que fazer. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Os recursos são liberados para o contribuinte que, ao longo do ano base da declaração, realizou o pagamento de mais impostos do que o lhe é devido. Dessa forma, após enviar a declaração, o cidadão recebe o dinheiro por meio da restituição do Imposto de Renda.

Por isso, quem deseja ganhar mais deve se preparar desde já para realizar o envio correto da declaração do Imposto de Renda. Neste ano, a previsão é de que o processo de envio seja iniciado ainda durante o mês de maio.

Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz informações sobre as regras do Imposto de Renda 2025. Confira:

Confira dicas sobre como aumentar a restituição do Imposto de Renda:

  • Uma das melhores formas de conseguir maiores valores é escolhendo o melhor formato de tributação do Imposto de Renda;
  • Isso porque a Receita Federal disponibiliza o modelo completo e simplificado que contam com tributações diferentes;
  • Caso o cidadão tenha gastos dedutíveis acima de R$ 16.754,34, a recomendação é de que ele escolha o modelo completo de declaração para aumentar a restituição;
  • Para aumentar o valor que será liberado, é preciso também reunir todos os detalhes sobre os gastos dedutíveis;
  • Isso inclui notas fiscais e comprovantes de pagamentos que poderão ser enviados para a Receita Federal;
  • Também é preciso que o contribuinte tome cuidado com os dependentes que irá incluir em sua declaração;
  • Em alguns casos, incluir mais dependentes poderá reduzir o valor a ser liberado com a restituição;
  • Nessa situação, a recomendação é de que o contribuinte realize uma simulação no próprio sistema da Receita para saber qual é a opção mais vantajosa;
  • Para quem tem previdência privada, a recomendação é realizar a prestação de contas já que isso pode aumentar o valor da restituição;
  • Outra dica é para os cidadãos que são isentos do Imposto de Renda;
  • Para eles, realizar o envio da declaração pode acabar se tornando uma vantagem já que irá liberar a restituição dos impostos pagos ao longo do ano com algumas deduções;
  • Por fim, quem possui cônjuge deve optar pela declaração conjunta já que isso pode ajudar a reduzir o valor devido, aumentando a restituição.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, ao seguir essas dicas o contribuinte poderá ser beneficiado por um aumento no valor a ser devolvido pela Receita. Vale lembrar que também é importante que ele permaneça atento aos critérios da malha fina já que a queda na lista de restrições da receita pode inviabilizar o pagamento da restituição.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.