GOLPE afeta usuários do WhatsApp e é importante se atentar ao chamado “Golpe do comprovante”.
O golpe que preocupa usuários do WhatsApp também pode ser chamado de “Comprovante Spray” tem como foco informações sensíveis como:
- Senhas de contas bancárias;
- Acesso em redes sociais;
- Dados de cartões de crédito.
O golpe está viralizando nos últimos dias, pois, tem potencial para enganar até pessoas que se protegem e são mais desconfiados, veja como funciona!
Como o golpe funciona?
A base desse golpe, assim como outros na internet, é a engenharia social. Portanto, o criminoso entra em contato com a vítima, geralmente se passando por um conhecido ou até mesmo por uma empresa.
Mas atenção, porque em muitos casos recentes, os golpistas têm deixado a apresentação de lado.
Então, há apenas o envio de uma mensagem informando sobre a disponibilidade do comprovante. Algo como:
“Oi, tudo bem? Segue o comprovante!”.

Já ouviu falar no Golpe do Pix?
Em seguida, o golpista envia um documento que até parece legítimo, mas não passa de um comprovante falso.
A esperança do golpista é de que a pessoa abra esse documento, que normalmente vem no formato “.zip”.
Ao tocar nesse documento, entretanto, a pessoa que recebeu a mensagem dá abertura para a instalação de um vírus em seu aparelho. Daí em diante, esse vírus vai buscar brechas para roubar os dados sensíveis da vítima.
Como se proteger?
Existem algumas medidas para quem deseja se proteger desse golpe que tem pego muitas pessoas desprevenidas. Entre elas, no entanto, podemos destacar:
- Desconfie de comprovantes: confira se você realmente está esperando um comprovante, e lembre-se de ver sua conta bancária em caso de dúvida;
- Confirme a identidade: é alguém conhecido ou não? Se for uma pessoa próxima, tente fazer contato por outra via;
- Não compartilhe dados: mesmo para pessoas que você conheça, a recomendação é para não divulgar dado sensível em qualquer meio digital;
- Denuncie: caso seja vítima ou receba mensagens suspeitas, denuncie no aplicativo e às autoridades e bloqueie o contato.
Quer uma dica extra? Atenção ao formato do arquivo. Comprovantes costumam vir em “.PDF“. Um documento “.Zip” é uma pasta compacta e pode comportar diferentes arquivos dentro dele, inclusive vírus como este usado no GOLPE e afeta usuários do WhatsApp.