Boleto do IPTU Curitiba 2025 começa a ser distribuído; pagamento sem extra tem prazo expirando em 20/03

Os moradores de Curitiba devem prestar atenção: os boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025 começaram a ser distribuídos pelos Correios nesta última segunda-feira (17/02). Veja qual é o prazo para o pagamento do imposto. 

Boleto do IPTU Curitiba 2025 começa a ser distribuído; pagamento sem extra tem prazo expirando em 20/03
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

Além da distribuição pelos Correios, a emissão da guia para o pagamento já está disponível pelo Curitiba App, pelo site da prefeitura e pela página da secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento. 

O vencimento é em 20 de março, tanto para pagamento à vista, com 10% de desconto, quanto para a primeira parcela para aqueles que escolherem o parcelamento. 

Segundo a especialista Danielle Santana, o IPTU costuma contar com diversas formas de pagamento. Isso porque é comum que as prefeituras disponibilizem o pagamento à vista ou parcelado. Por isso, é necessário ver qual é a melhor opção para realizar o pagamento. Confira aqui.

Veja até quando você poderá pagar o boleto do IPTU Curitiba 2025

  • Entrega dos boletos: foram iniciadas a partir de 17 de fevereiro de 2025 pelos Correios;

  • Emissão online: já está disponível pelo Curitiba App, site da Prefeitura e página da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento;

  • Vencimento: 20 de março de 2025, tanto para pagamento à vista (com 10% de desconto) quanto para a primeira parcela no parcelamento;

  • Parcelamento: até 10 vezes sem juros, com vencimento no dia 20 de cada mês (de março a dezembro), sem desconto;

  • Alternativas de emissão: caso não receba, o contribuinte pode emitir o boleto pela internet ou nos núcleos de atendimento da Secretaria de Finanças;
  • Isenção: 135 mil imóveis são isentos de IPTU em Curitiba em 2025.

Formas de pagamento:

  • Caixa Econômica Federal, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Itaú/Unibanco, Sicredi, Sicoob, Mercantil e Ailos.

  • PIX, cartão de débito ou crédito e débito automático também são opções;

  • Débito automático, mas a solicitação deve ser feita até 30 dias antes do vencimento da parcela.

IPTU

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana ou Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um imposto Brasileiro cobrado de quem tem um imóvel urbano.

Todo o dinheiro arrecadado com o IPTU fica no município na qual o empreendimento está vinculado.

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).