Segredo revelado de modalidade que pode fazer você CORTAR os gastos com energia pela metade

Diminuir o valor que é pago na conta de energia é um desejo de milhões de brasileiros que mensalmente precisam lidar com o alto custo da eletricidade. No entanto, o que poucos sabem é que é possível diminuir os custos pela metade em alguns casos.

Segredo revelado de modalidade que pode fazer você CORTAR os gastos com energia pela metade. (Imagem: Jeane de Oliveira/FDR)

Para tal, é preciso que o cidadão fique atento a chamada Tarifa Branca. Nela, o custo pelo gasto de energia é reduzido, trazendo importantes benefícios para o consumidor que pode contar com uma queda no valor da conta mensal. 

Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz dicas sobre como economizar na conta de energia. Confira:

Saiba como funciona a Tarifa Branca de energia e onde solicitar a adesão:

  • A Tarifa Branca está disponível para alguns clientes residenciais, rurais ou até mesmo residenciais;
  • Nela, o valor cobrado é reduzido em alguns períodos chamados de Fora de Ponta;
  • Esse período é determinado com base nos momentos em que existe uma maior demanda por energia;
  • Na Tarifa Branca também existem os períodos Intermediário ou de Ponta; 
  • No primeiro, o valor da tarifa cobrado é aumentado por conta da alta demanda;
  • Já no período de Ponta, o valor da tarifa pode chegar a ser dobrado; 
  • No entanto, dependendo dos hábitos de consumo, o cidadão pode acabar sendo beneficiado com a adesão que deve ser solicitada para a concessionária responsável pelo fornecimento.

De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, a Tarifa Branca é vantajosa para o cliente que consegue concentrar o seu consumo nos períodos Fora de Ponta

Apesar de serem definidos de forma diferente para cada estado, os períodos costumam acontecer entre às 21h30 e 16h30 do dia seguinte. 

Assim, quem consegue concentrar os maiores volumes de gastos de energia durante esses horários pode acabar reduzindo de forma significativa o valor a ser pago na conta de energia.

Para contar com a Tarifa Branca é preciso abrir uma solicitação na fornecedora de energia e aguardar a instalação de um novo medidor que será responsável por realizar os cálculos dos gastos com os novos parâmetros.