A renovação da CNH para +60 anos passou por mudanças recentemente alterando até o prazo em que o procedimento deve ser feito. Continua valendo a regra de que o procedimento deve ser feito em até 30 dias após o vencimento do documento. Portanto, fique atento às mudanças.
![](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/11/cnh-noticias.jpg)
Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR
O processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação é obrigatório para todos os condutores, o que muda são os prazos e alguns procedimentos. A renovação da CNH +60 anos, por exemplo, acontece em menos tempo que as demais.
Essa alteração, que já está sendo aplicada há algum tempo, garante a segurança nas vias tanto para motoristas, quanto para pedestres.
No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França, comenta mais sobre a renovação da CNH por pessoas da terceira idade:
Mudança no prazo de renovação da CNH + 60 anos
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não determina uma idade máxima para dirigir. Contudo, define prazos para a renovação do documento, que variam conforme a idade do condutor.
Assim, de acordo com a apuração da especialista do FDR, Lila Cunha, a CNH validade da CNH atualmente é de:
- 10 anos para condutores com até 50 anos de idade
- 5 anos para condutores com idade entre 50 e 69 anos
- 3 anos para condutores com 70 anos ou mais
Esses prazos são contados a partir da data de emissão do documento, para descobrir quando fará a renovação é só conferir a data estampada na sua habilitação.
Lembrando que os motoristas flagrados dirigindo com a CNH vencida podem ser multados e ter pontos anotados na carteira.
Exames médicos obrigatórios para a renovação da CNH em 2025
Durante o processo de emissão do documento os condutores devem passar por algumas etapas que envolvem a realização de exames médicos. De acordo com o site Garagem 360 na renovação os idosos com mais de 60 anos também devem realizar essa reavaliação médica:
- Idoso acima de 60 anos: precisam passar pela avaliação médica geral, o que inclui exame oftalmológico (de visão) e até testes de coordenação motora e força muscular poderão ser incluídos.
- Idosos com mais de 70 anos: nessa faixa, além dos exames citados acima, outros complementares também poderão ser solicitados, caso alguma condição de saúde que possa impactar a direção.
![](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/11/cnh-lei-transito.jpg)
Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR
Renovação gratuita da CNH
A renovação tem custos para os motoristas, para quem tem acima dos 60 anos o investimento acaba sendo maior. Afinal, o procedimento é feito em menos tempo, o que pode mudar em breve.
Graças ao Projeto de Lei 555/24 os idosos podem ser isentos da taxa de renovação da CNH e assim fazerem o procedimento sem gastar nada. O texto ainda está em análise na Câmara dos Deputados, e já recebeu algumas aprovações.
O PL também altera o prazo para a realização dos exames médicos, que passariam a serem feitos:
- A cada dez anos para motoristas com menos de 50 anos;
- A cada cinco anos para condutores com idade entre 50 e 70 anos;
- A cada três anos para condutores com a partir dos 70 anos.
Enquanto essa aprovação não chega, os programas de CNH Social ainda oferecem a gratuidade na emissão e, as vezes, até mesmo na renovação.