Mesmo existindo há anos, ainda tem gente que fica com medo de informar o número do seu CPF durante as compras. Porém, esse ato simples reverte bonificação em dinheiro, participação em sorteios e até descontos em impostos estaduais.
![cpf na nota](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/11/dinheiro-no-cpf.jpg)
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
As Secretarias de Fazenda dos estados possuem um programa de recompensas para quem informar o CPF na nota fiscal. Essa iniciativa é usada pelo governo do estado como estratégia para conseguir fiscalizar os comércios e empresas locais.
As notas comprovam que os impostos devidos estão sendo pagos, porque a tributação acontece justamente por meio dessas emissões. Logo, há o incentivo para que o cidadão solicite a nota fiscal. Saiba mais sobre o assunto no vídeo a seguir.
Por que vale a pena informar o CPF na nota fiscal?
Só consegue benefícios ao informar o número do seu CPF nas compras quem fizer a sua inscrição no programa de recompensas do seu estado, ou do município.
Feito o seu cadastro o passo seguinte é informar seu número de documento toda vez que fizer uma compra no estado. E então ir acompanhando para verificar se as compras feitas em seu nome estão caindo no sistema.
Os créditos são somados com base no valor da sua compra e do imposto que foi aplicado sobre aquela mercadoria ou serviço. O estado devolve uma parte do que foi pago em imposto usando benefícios como:
- Retorno em dinheiro de até 30% do valor pago em ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de cada nota;
- Recebimento do valor em dinheiro, com transferência direta para conta;
- Possibilidade de converter os créditos em recarga para o celular;
- Possibilidade de abater os créditos no valor do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores);
- Participação nos sorteios com prêmios em dinheiro, podendo chegar a R$ 1 milhão.
No caso dos sorteios a cada vez que se soma um valor X em compras, de acordo com as regras do programa naquela região, um bilhete é gerado e o consumidor passa a concorrer.
Como fazer inscrição no programa CPF na nota fiscal do seu estado
Para se inscrever no programa de nota fiscal e assim garantir os benefícios, basta verificar se o seu estado tem esse tipo de ação. Em seguida o consumidor deve:
- Acessar o site da Secretaria da Fazenda e procurar por “Programa de Nota Fiscal”;
- Ao entrar na nova página deve selecionar “Inscrição”;
- Preencher os dados pessoais e bancários;
- Confirmar.