Tarifa branca pode deixar seu bolso mais folgado com dinheiro sobrando; conheça

Já pensou em ter um dinheirinho sobrando? A Tarifa Branca, uma opção tarifária oferecida pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), pode ajudar a deixar o seu mais folgado no final do mês. Veja como funciona. 

Tarifa branca pode deixar seu bolso mais folgado com dinheiro sobrando; conheça
Imagem: Jeane de Oliveira / FDR

 

A tarifa branca foi um modelo criado em que o preço da conta de luz pode ser mais barato durante o horário considerado “fora de ponta”. Ou seja, em horários de menor demanda. 

O horário de menor demanda está entre 21h30 às 16h30 do dia seguinte, segundo o Estadão. Por isso, aqueles clientes que concentram o uso de energia durante o período serão beneficiados com a adesão da tarifa. 

O colaborador Ariel França explica quais são os pré-requisitos para garantir a tarifa social e pagar menos na sua conta de luz. Veja abaixo:

Quem pode ser beneficiado com a Tarifa Branca? 

Desde 2020 não existe um consumo mínimo para a adesão à modalidade da Tarifa Branca. Porém, os clientes da Tarifa Baixa Renda, beneficiários de descontos e iluminação pública não podem optar por ela. 

A adesão deve ser feita pelo titular da residência em uma loja da agência ou pela central de atendimento. O novo medidor deverá ser instalado em até 30 dias. 

O cancelamento pode ser feito a qualquer momento. Porém, uma nova solicitação da tarifa só poderá ser feita após 180 dias.

Dicas essenciais para economizar na conta de luz da sua casa

  • Desligue os aparelhos da tomada: carregadores, TVs, computadores e outros dispositivos podem consumir energia mesmo quando não estão em uso, no modo “standby”.
  • Evite usar aparelhos de grande porte, como máquina de lavar e lava-louças, nos horários de pico (18h às 21h), quando a energia é mais cara.
  • Lave mais roupas de uma só vez;
  • Escolha eletrodomésticos eficientes: ao comprar novos aparelhos, opte pelos que possuem o selo Procel de eficiência energética;
  • Aproveite a luz natural: durante o dia, mantenha as cortinas abertas para aproveitar a luz natural e reduzir o uso de lâmpadas;
  • Substitua lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas LED, que são mais econômicas e duráveis;
  • Ajuste a temperatura do ar-condicionado: mantenha a temperatura do ar-condicionado entre 23°C e 25°C. Cada grau a menos aumenta o consumo de energia.

A especialista Yasmin Souza comenta qual eletrodoméstico é o vilão da conta de energia, confira.