Seguro-desemprego registra a maior taxa de pedidos desde a pandemia; entenda os motivos

O número de pedidos do seguro-desemprego encerrou 2024 em alta, alcançando o maior patamar dos últimos oito anos. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) apontam que 7,44 milhões de pedidos foram registrados ao longo do ano. O volume representa um crescimento de 4% em relação a 2023, quando 7,16 milhões de trabalhadores exigiram o benefício.

Seguro-desemprego registra a maior taxa de pedidos desde a pandemia; entenda os motivos. Imagem: FDR

O total de requisitos do seguro-desemprego em 2024 superou até mesmo os anos mais críticos da pandemia. Segundo o Painel de Informações do Ministério do Trabalho, esse foi o maior número desde 2016. Naquele ano, 7,56 milhões de brasileiros recorreram ao benefício diante do cenário econômico desafiador.

Confira mais detalhes no vídeo a seguir, também disponível no YouTube do FDR Notícias!

Pedidos do seguro-desemprego oscilam ao longo dos anos 

Em 2020, durante o auge da pandemia, o Brasil registrou 6,78 milhões de pedidos de seguro-desemprego. Nos anos seguintes, os números oscilaram, com 6 milhões em 2021 e 6,68 milhões em 2022. O aumento recente reflete a dinâmica do mercado de trabalho, que tem apresentado maior rotatividade e crescimento nas contratações formais.

Com mais trabalhadores de carteira assinada, cresce também o número de pessoas aptas a solicitar o seguro-desemprego. Apesar desse aumento nos requisitos, o Brasil registrou, em 2024, a menor taxa de desemprego da série histórica do IBGE, iniciada em 2012, fechando o ano em 6,6%.

Dados da Pnad apontam que, em 2024, havia 7,4 milhões de brasileiros desempregados, uma queda de 1,1 milhão em relação ao ano anterior. No mesmo período, a taxa de informalidade teve leve recuo, passando de 39,2% em 2023 para 39,0% em 2024.

Como solicitar o seguro-desemprego?

  1. Baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no dispositivo móvel;

  2. Acessar “Entrar com gov.br”;

  3. Fazer o login com a conta Gov.br;

  4. Acessar a aba “Benefícios”, localizada na parte inferior da tela;

  5. Na categoria “Seguro-Desemprego”, selecionar “Solicitar;

  6. Escolher a modalidade do benefício;

  7. Informar o número do requerimento;

  8. Aceitar os termos apresentados e iniciar a solicitação.