Pode usar o Auxílio-gás para comprar outro produto? Descubra as regras!

Pelo menos 5 milhões de famílias são beneficiadas bimetralmente com o pagamento do Auxílio-gás. A quantia caí na conta do Caixa Tem, e tem como finalidade a compra do botijão de gás de uso domiciliar. Mas, e se surgir uma outra emergência o dinheiro pode ser usado?. 

auxílio-gás
Pode usar o auxílio-gas para comprar outro produto? Descubra as regras!
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Criado em 2020, o auxílio-gás é pago a cada dois meses. O governo usa como premissa um prazo de duração bimestral do botijão de gás de 13 kg.

O orçamento liberado para o programa ainda é pequeno, por isso, embora muitas pessoas inscritas no Cadastro Único atendam aos requisitos, aproximadamente 5,6 milhões têm acesso ao valor.

Saiba mais no vídeo a seguir, também disponível no YouTube do FDR Notícias. 

 

Auxílio-gás pode ser usado para comprar outro produto?

Não existe nenhuma regra dentro do programa Auxílio-gás, e divulgada pela Caixa Econômica, que limite o uso do dinheiro. Na prática, a quantia deve ser usada para compra do botijão de gás a cada dois meses garantindo que a família tenha como preparar os alimentos. 

Porém, como a quantia caí na conta do Caixa Tem o governo não consegue fiscalizar onde esse valor está sendo usado. O depósito é feito na conta pessoal do titular, e cabe a ele ter a responsabilidade de fazer bom uso da quantia. 

É por isso que no ano passado o governo federal anunciou que estava preparando mudanças para o Auxílio-gás neste ano. Entre elas, a mudança de nome para Gás para Todos e a liberaçã de um voucher específico para compra de botijão nas distribuidoras. 

Isso significa que ao invés de depositar a quantia na conta do cidadão, o governo daria um vale para troca por um gás de cozinha nas redes autorizadas. As mudanças, porém, não avançaram e o governo colocou outros assuntos como prioridade na pauta social. 

Pagamento do Auxílio-gás em fevereiro de 2025

O primeiro pagamento do Auxílio-gás de 2025 começa a partir do dia 17. Os valores são repassados com base no último dígito do NIS (Número de Inscrição Social) do titular.

Cerca de cinco dias antes do início do calendário é possível consultar seus dados para verificar se vai receber o auxílio, basta fazer isso pelo App Caixa Tem na opção “Auxílio-gás”.

Outra opção é usar o App do Bolsa Família, ou até mesmo ligar para a Caixa Econômica informando seu CPF no telefone 111.

Número final do NIS Data de pagamento
1 17 de fevereiro
2 18 de fevereiro
3 19 de fevereiro
4 20 de fevereiro
5 21 de fevereiro
6 24 de fevereiro
7 25 de fevereiro
8 26 de fevereiro
9 27 de fevereiro
0 28 de fevereiro