Com a chegada do IPTU 2025, muitos proprietários de imóveis precisam decidir entre quitar o imposto à vista, aproveitando possíveis descontos, ou parcelar para manter o orçamento equilibrado. A melhor escolha depende de alguns fatores, como o percentual de desconto oferecido pela prefeitura, a existência de juros no parcelamento e a situação financeira do contribuinte no momento. Se o desconto for significativo e não comprometer outras despesas, pagar à vista pode ser mais vantajoso.
![](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/03/carteira-dinheiro-fdr-3.jpg)
parcelado? Veja as melhores opções. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Por outro lado, de acordo com matéria do G1, se a prefeitura cobra taxas no parcelamento, é essencial calcular o impacto dos juros no valor final do IPTU 2025. Além disso, quem tem dinheiro investido deve comparar a rentabilidade dos seus investimentos com o desconto oferecido.
Caso os rendimentos superam a economia no pagamento à vista, pode ser mais estratégico parcelar e manter o capital aplicado. Analisar essas variáveis ajuda a escolher a melhor opção para evitar impactos no orçamento ao longo do ano.
No vídeo a seguir, o especialista Ariel França, colaborador do FDR, traz mais detalhes sobre moradia gratuita para os inscritos no CadÚnico.
Vantagens do IPTU 2025 à vista ou parcelado
- Pagar à vista: ao pagar à vista, você pode aproveitar os descontos oferecidos pela prefeitura, além disso, quitar o IPTU à vista pode te ajudar a organizar suas finanças e evitar dívidas futuras;
- Parcelar: dividir o valor do IPTU em parcelas pode facilitar o pagamento e evitar que você tenha que desembolsar uma grande quantia de uma só vez, além disso, o parcelamento pode ser uma boa opção para quem tem outras contas a pagar e precisa organizar melhor o seu orçamento.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica como emitir o boleto para pagamento do IPTU.
Dicas importantes
- Compare as opções: analise as diferentes opções de pagamento oferecidas pela sua prefeitura e escolha aquela que melhor se encaixa no seu perfil financeiro;
- Leia atentamente o carnê do IPTU: nele você encontrará todas as informações sobre as formas de pagamento, prazos e valores;
- Planeje seu orçamento: antes de tomar uma decisão, faça um planejamento financeiro para avaliar suas receitas e despesas e verificar qual a melhor opção para você.