O carnaval carioca é uma oportunidade de renda para muitos ambulantes, mas também impõe jornadas exaustivas, especialmente para mães que não têm com quem deixar seus filhos. Por isso, a Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio (SMAS) vai oferecer um espaço de convivência para filhos dos ambulantes que vão trabalhar no carnaval.
Segundo a Agência Brasil, durante o carnaval serão oferecidas 50 vagas por noite no EDI Rachel de Queiroz, próximo à Sapucaí, funcionando das 18h às 6h. Porém, só serão aceitas crianças até 12 anos de idade.
O serviço inclui alimentação e atividades recreativas e culturais, com assistentes sociais realizando busca ativa para identificar famílias que necessitam do suporte.
Para os trabalhadores com carteira assinada, o colaborador Ariel França explica quais são os direitos durante períodos de feriado, como no carnaval. Veja abaixo:
Entenda o benefício para mães ambulantes no carnaval do Rio de Janeiro
-
A Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio (SMAS) oferecerá um espaço para crianças de até 12 anos no EDI Rachel de Queiroz, próximo à Sapucaí;
-
Funcionamento: das 18h às 6h, durante ensaios técnicos e desfiles;
-
Capacidade: 50 vagas por noite (o dobro de 2024);
-
Serviços oferecidos: alimentação, atividades recreativas, artísticas e culturais.
Apesar disso, as trabalhadoras ambulantes ainda possuem algumas reivindicações, como a expansão do serviço para outros pontos da cidade, já que os blocos estão espalhados, um atendimento ampliado para o pré-carnaval ao longo do dia e a oferta do serviço em outros grandes eventos do Rio de Janeiro.
Carnaval 2025 garante 10 DIAS de feriado entre fevereiro e março; entenda como funcionará
Segundo Jamille Novaes, colaboradora do FDR, neste ano, a festança vai ser ainda mais intensa para alguns brasileiros que terão um carnaval com 10 dias de folga entre fevereiro e março. O feriado prolongado é um convite para o descanso e viagens.
Neste ano, a capital pernambucana, Recife, deve fazer jus ao slogan de o “Maior Carnaval em Linha Reta do Mundo”. A capital pernambucana terá 11 dias de festa ao todo, graças aos feriados que serão emendados.
Em Recife, no dia 6 de março é comemorada Carta Magna de Pernambuco. A data cai numa quinta-feira, exatamente após a Quarta-Feira de Cinzas, prolongando os festejos. Em 2025, o carnaval será comemorado de 27 de fevereiro a 4 de março.