Adeus pagar caro na mensalidade da faculdades: Fies abres inscrições com 112.168 vagas

Uma ótima notícia para quem deseja cursar o ensino superior sem comprometer o orçamento! O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) abriu as inscrições no dia 04/02, e os candidatos têm até o dia 07/02 para garantir uma das 112.168 vagas disponíveis em instituições privadas de ensino superior em todo o Brasil.

Adeus pagar caro na mensalidade da faculdades: Fies abres
inscrições com 112.168 vagas. (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)

O Fies é um programa do Governo Federal que financia cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas. Com ele, você pode realizar o seu sonho de estudar em uma faculdade particular sem precisar arcar com os custos do curso à vista. As mensalidades são pagas após a conclusão do curso, em condições especiais.

No vídeo a seguir, o especialista Ariel França, colaborador do FDR, traz mais detalhes sobre o assunto. 

Quem pode participar do Fies?

Para participar do Fies, você precisa:

  • Ter feito o Enem a partir de 2010 e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação;
  • Ter renda familiar de até três salários mínimos;
  • Não ter participado do Fies anteriormente ou ter quitado um financiamento anterior.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica como obter financiamento pelo Fies.

Como se inscrever no Fies?

De acordo com matéria do InfoMoney, as inscrições são realizadas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Você precisará informar seus dados pessoais, escolher até três cursos desejados e apresentar seus dados financeiros.

Quais as vantagens do Fies?

  • Acesso à educação superior: o Fies permite que você tenha acesso a uma educação de qualidade em instituições particulares;
  • Condições de pagamento facilitadas: as mensalidades são pagas após a conclusão do curso, com juros baixos e prazo estendido para pagamento;
  • Vagas para estudantes de baixa renda: o Fies Social reserva 50% das vagas para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

Como funciona a seleção do Fies?

A seleção é feita com base na nota do Enem. Os candidatos com maior nota terão prioridade. Além disso, o Fies Social reserva vagas para estudantes de baixa renda. Após a seleção, os candidatos pré-selecionados deverão complementar a inscrição e realizar a contratação do financiamento.