Os aplicativos de delivery sem dúvidas revolucionou a forma como o brasileiro pedem comida. Mas, também são um prato cheio de ciladas, como os golpes no iFood que alguns usuários têm relatado. As práticas criminosas podem acabar lesando entregadores e consumidores.
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Os golpes no iFood fazem vítimas todos os dias no país, uma das práticas mais comuns é a de pedir o número de telefone do consumidor. Com ele em mãos é possível usar os últimos dígitos, usados para a confirmação de entregas pelo app.
Nesse golpe o principal prejuízo é o fato de que o consumidor acaba ficando sem o seu pedido, que é desviado. Como o código foi inserido pelo suposto entregador, consta no sistema que ele foi entregue, o que de fato não aconteceu.
Assista ao vídeo do colunista do FDR, Ariel França, para ter mais informações relevantes:
Infelizmente esse não é o único golpe que vem sendo aplicado no país com o nome do aplicativo de delivery.
Principais golpes no iFood
No golpe da entrega o golpista aproveita da distração do consumidor, que não conferiu se o seu pedido de mercado foi entregue. O suposto entregador informa ao app que não te encontrou.
Após isso você tem 10 minutos para responder à notificação, caso não responda entrega é cancelada e você fica sem o item comprado.
Como se proteger de golpes no iFood?
A orientações são da comunidade do iFood, confira:
- Desconfie de solicitações estranhas no chat ou por ligação dos entregadores parceiros;
- Altere o código de entrega para outro número que não sejam os dígitos finais do seu celular;
- Só repasse o código após estar com o pedido em mãos.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta sobre uma mudança recente em outro delivery, o Rappi.