O conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) decidiu elevar teto de juros do empréstimo consignado do INSS. Isso significa que os bancos poderão cobrar taxas maiores a partir desde ano. Aprenda a consultar os juros antes de contratar o empréstimo.
Depois de muitos bancos reclamarem das taxas anteriores, o CNPS decidiu elevar teto de juros do empréstimo consignado do INSS. Segundo as instituições bancárias os juros cobrados até então eram inviáveis, afinal, o país vive um ciclo de aumento de juros.
Para o segurado do INSS isso representa, infelizmente, que os bancos poderão cobrar taxas maiores a partir de agora.
No vídeo abaixo, também disponível no canal do FDR no Youtube, você confere algumas informações adicionais:
Novo teto de juros do empréstimo consignado do INSS
Antes desse reajuste nas taxas alguns bancos chegaram a suspender a oferta do empréstimo consignado aos segurados do INSS.
Os representantes das instituições financeiras pediam que a taxa máxima subisse para 1,99%. No entanto, o governo decidiu aumentar o teto de juros para 1,8% ao mês.
Essa medida reflete o aumento de 1 ponto percentual da taxa Selic, feito pelo Comitê de Política Monetária (Copom) em dezembro de 2024, fazendo com que a taxa fosse para 12,25%.
Como o aumento foi aprovado em 9 de janeiro deste ano, o novo teto já está sendo aplicado pelos bancos.
Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social, com o crescente número de benefícios sendo aprovado, aumenta também a quantidade de pessoas que fazem uso desse tipo de empréstimo, o que mostra que ele é um ótimo negócio para os bancos.
No ano passado o governo também acabou com a carência do empréstimo para novos beneficiários do INSS, segundo a especialista do FDR, Lila Cunha.
Como consultar os juros do consignado do INSS?
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS
- Na página inicial, onde há uma lupa, escreva “Taxas de Empréstimo Consignado”
- Será aberta uma página com a lista de bancos e os juros praticados em cada um deles
- Para ver mais bancos, basta rolar a página até embaixo e clicar em “Ver mais”
- Também é possível buscar pela instituição que o segurado quer pesquisar no alto da página, em “Pesquise por instituição”.
Dicas do INSS para a contratação do empréstimo consignado
- Avalie sua situação financeira para avaliar se realmente tem condições de pagar as parcelas, afinal elas serão descontadas do seu benefício.
- Reduza seus gastos mensais, isso vai te ajudar a ter uma vida financeira mais saudável.
- Pesquise as taxas de jursos, comos os aposentados têm muitas opções de bancos oferecendo o conginado, eles podem consultar ass taxas de vários antes de solicitarem.
- Decida o melhor prazo de pagamento, lembrando do compromisso de pagar até a última parcela.
- Busque informações sobre a isntituição antes de contratar o empréstimo, especialmente para saber se é uma insttituição séria.
- Não assine o contrato sem ler, se possível leve um acompanhante para te auxiliar neste momento.
- Nao pague para garantir o crédito, simulações e contratações devem ser gratuitas.
- Cuidado com as taxas muito baixas, elas podem esconder golpes.