O resultado do CNU (Concurso Nacional Unificado) previsto para esta terça-feira, 04, pode ser suspenso. A recomendação é do Ministério Público Federal após a identificação de falhas durante a seleção. Se acatada, essa será a quarta alteração no calendário da seleção.
Na tarde da última sexta-feira, 31, o Ministério Público Federal recomendou que o resultado do CNU não seja divulgado nesta terça. A suspensão visa a correção de falhas relativas às cotas raciais encontradas pelo MPF. Pela recomendação o resultado só poderá ser divulgado após esses problemas serem solucionados.
A recomendação foi enviada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e à Fundação Cesgranrio, a banca organizadora do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
Adiamento dos resultados do CNU
No documento obtido pela Agência Brasil, o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Nicolao Dino, aponta que o inquérito aberto apurou uma série de irregularidades no Concurso Nacional Unificado.
“Os elementos evidenciam um cenário de grave violação à política afirmativa de cotas raciais, comprometendo sua finalidade, a igualdade de acesso ao serviço público e a higidez do certame”, afirma o procurador segundo a Agência Brasil.
- Uma das irregularidades seria o fato de que a Fundação Cesgranrio não teria notificado adequadamente os candidatos reintegrados.
- Além disso, deixou de “fundamentar adequadamente as decisões de enquadramento de candidatos nas cotas de pessoas pretas e pardas”, diz a recomendação.
- Na recomendação o MPF determina que todos os recursos sejam analisados adequadamente.
- O ministério também recomendou que o prazo para recurso dos candidatos seja reaberto.
Até o fechamento desta matéria o Ministério da Gestão e Inovação ainda não havia anunciado a mudança de datas.
Confira abaixo outro concurso que deve ser aberto em breve: