Em muitos estados brasileiros o cronograma do IPVA 2025 (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) com o vencimento da primeira parcela já passou. Neste vencimento o condutor tem a opção de pagar o débito à vista, ou a primeira cota do parcelamento.
Todos os estados oferecem as opções de pagamento à vista ou parcelado para o IPVA 2025. Sendo que cada unidade federativa do país tem as suas próprias regras sobre o número de meses em que o valor pode ser dividido, ou o total de desconto que pode ser aplicado.
Nos lugares onde o primeiro vencimento já passou o proprietário de veículo automor só terá uma opção de pagamento:
- Quitar o valor total do IPVA sem desconto.
Caso não faça isso até o próximo vencimento, e espere até a data de licenciamento, por exemplo, o cidadão ainda vai ter que lidar com a cobrança de juros e multas que aumentam o valor original.
Vale a pena pagar o IPVA 2025 à vista?
De acordo com a educadora financeira Paula Bazzo, que concedeu entrevista ao g1, o pagamento do IPVA 2025 à vista só será vantajoso quando:
- O proprietário não for se prejudicar financeiramente desembolsando o valor total do imposto. Ou seja, quando ele não precisa arriscar sua reserva de emergência, deixar de pagar outra conta, ou ficar zerado para quitar a dívida;
- Quando há dinheiro disponível e não existe nenhuma outra emergência que teria um destino mais vantajoso;
- Quando o proprietário teme perder as datas de vencimento do pagamento parcelado.
“Se a pessoa decidiu pagar à vista, significa que ela tem o recurso total. Mas se o contribuinte não for organizado financeiramente, se não tiver disciplina para cuidar das contas ou não tem tempo para fazer esse microgerenciamento, é melhor pagar à vista”, alerta a planejadora financeira Paula Bazzo.
Como é calculado o valor do IPVA 2025?
Antes de buscar um carro com o IPVA mais barato, vale a pena entender como o imposto é calculado, e assim facilitar a sua organização financeira.
Para chegar ao valor final do tributo o governo do estado vai considerar:
- Valor de mercado do automóvel segundo a tabela FIPE x alíquota definida pelo estado = IPVA.
A tabela FIPE é atualizada todos os anos, e define o quanto aquele veículo vale com base no seu ano de fabricação, sua marca, modelo, especificações (ex.: duas ou quatro portas, potência do motor, e etc.).
Enquanto as alíquotas são determinadas pela legislação do estado e ainda variam dependendo do modelo, se é um carro de passeio, utilitário, caminhão, moto e outros. A quantia costuma ser de 1% a 4%.