A partir desta segunda-feira (3), os cidadãos brasileiros que costumam realizar o pagamento de boletos poderão contar com uma nova facilidade. Isso porque a quitação do boleto poderá ser realizada usando a ferramenta do PIX.
Com a mudança, a quitação dos boletos poderá ser realizada de forma mais prática. Além disso, segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o processamento do pagamento poderá ser feito de forma instantânea.
A novidade anunciada oficialmente pelo Banco Central (BC) estará disponível por meio de um QR Code que estará inserido nos boletos emitidos a partir deste mês. Para realizar o pagamento o cidadão deverá acessar a sua conta no banco por meio do aplicativo da instituição financeira e, em seguida, realizar a leitura e quitação do PIX.
“A possibilidade de pagamento do boleto por meio do Pix e a criação do boleto dinâmico têm como objetivo modernizar esse instrumento de pagamento [boleto], trazendo mais conveniência e segurança tanto para o pagador quanto para o recebedor dos recursos”, afirmou Ricardo Vieira Barroso, Chefe de Divisão no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do BC.
Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz informações sobre um importante benefício disponível para os consumidores. Confira:
Nova função de boletos também será liberada:
- A partir deste mês, outra função batizada de boleto dinâmico também será liberada;
- Com ele, mesmo que o valor a ser pago mude, o documento e o código do boleto seguirão o mesmo;
- Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a ferramenta permitirá que o cidadão conte com maior praticidade de não ter que solicitar uma nova emissão do documento;
- Para garantir que o pagamento caia no destino correto, o novo tipo de boleto será vinculado ao título autorizado pelo Banco Central;
- Na avaliação da instituição, a nova modalidade de boleto representa um importante avanço na modernização do sistema financeiro do país.