Simulador do Imposto de Renda 2025: elabore uma previsão do quanto terá que pagar ou receber

Você sabia que a Receita Federal libera um tipo de simulador do Imposto de Renda para que o contribuinte preveja o quanto vai ser pago em tributos? Embora seja apenas uma simulação, esse mecanismo permite que o cidadão se prepare para os valores a serem pagos.

simulador imposto de renda
Simulador do Imposto de Renda 2025: elabore uma previsão do quanto terá que pagar ou receber (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A expectativa é de que entre os meses de março e maio o cidadão brasileiro tenha que enviar a declaração do Imposto de Renda 2025, referente ao ano de 2024. A partir dos valores informados pelo contribuinte a Receita Federal vai fazer a cobrança do imposto.

O valor pode ser pago à vista ou de forma parcelada. Para chegar a quantia final a Receita Federal vai considerar todos os rendimentos tributáveis do cidadão somados no último ano.

Como funciona o simulador do Imposto de Renda 2025

No simulador do Imposto de Renda 2025 o contribuinte precisa informar no sistema todos os valores referentes aos seus rendimentos tributáveis, isto é, os rendimentos que geram cobrança de imposto (ex.: salário, investimentos).

Depois, será necessário informar as suas deduções, ou seja, os gastos que somou durante o ano passado. Vale o que for gasto do seu dinheiro para dependentes, também devem ser inclusos os gastos com doações para entidades autorizadas pela Receita.

Por fim, o sistema vai informar o quanto precisa ser pago de imposto pelo contribuinte, e qual foi o percentual aplicado sobre os seus rendimentos.

  • Acesse o simulador da Receita Federal por meio do site: www27.receita.fazenda.gov.br/simulador-irpf e clique em “Cálculo Anual”;
  • Selecione “2025” e insira o valor dos rendimentos tributáveis;
  • Em “Deduções”, coloque os valores que devem ser abatidos, como gastos em médicos, instituições de ensino e outras deduções;
  • Na parte de “Deduções especiais”, coloque as quantias utilizadas em doações e outros programa, caso haja;
  • Clique na seção 4 “Imposto” e veja o valor relacionado ao pagamento que deve ser realizado ou valor a receber;
  • Em “Alíquota efetiva” é possível ver o percentual do imposto sobre os rendimentos.

Para o trabalhador com carteira assinada existe o IRRF (Imposto de Renda Retido da Fonte) em que o valor do imposto a ser pago é descontado direto do salário do cidadão.