Receita Federal emite novo comunicado para brasileiro que faz pagamentos via PIX

Recentemente, a Receita Federal tem alertado sobre fraudes envolvendo pagamentos via PIX, em que golpistas induzem as pessoas a acreditar em um falso imposto sobre transações. Esse tipo de desinformação tem gerado risco para muitos cidadãos.

Receita Federal emite novo comunicado para brasileiro que faz pagamentos via PIX. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Os criminosos estão utilizando aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, para disseminar boatos sobre uma suposta tributação para pagamentos via PIX superiores a R$ 5 mil. Essas mensagens fraudulentas frequentemente imitam documentos oficiais, enganando os destinatários.

Pagamentos via PIX serão ou não taxados?

A Receita Federal deixou claro que não há nenhum imposto específico sobre pagamentos via PIX. Não existe respaldo legal ou constitucional para a criação de uma taxação sobre esse método de pagamento.

As ações implementadas em 2024 têm como objetivo aprimorar o monitoramento das transações feitas com tecnologias de pagamento, como o Pix e carteiras digitais. Vale destacar que essas medidas não implicam custos adicionais para os usuários.

Como prevenir de fraudes nos pagamentos via PIX?

Com o crescimento das fraudes, a Receita Federal orienta sobre como se proteger em pagamentos via PIX. A principal recomendação é desconfiar de mensagens que pedem dados financeiros ou pessoais, especialmente se forem de fontes não confiáveis.

Entre as precauções, destaca-se a importância de não fornecer informações pessoais a desconhecidos. Também é essencial evitar clicar em links ou abrir anexos suspeitos, que podem levar a sites perigosos ou conter malware. Além disso, sempre verifique as informações nos canais oficiais da Receita Federal.