Os cinco principais bancos do Brasil: Itaú, Banco do Brasil, Caixa, Bradesco e Santander, encerraram 1.774 pontos de atendimento em 2024, entre agências e postos. A informação foi divulgada em um relatório elaborado por analistas do UBS BB.
O Bradesco se destacou no movimento de fechamento dos bancos, com a redução de 1.358 unidades. Essa reestruturação reflete uma tendência crescente no setor bancário, que busca equilibrar custos e migrar para soluções digitais.
“Acreditamos que a tendência de queda no número de pontos deve continuar a ajudar os bancos incumbentes a reduzir a lacuna de eficiência em relação aos novos entrantes”, dizem os analistas ouvidos pelo Valor Econômico.
Dados de fechamento dos bancos no Brasil
O número de agências bancárias no Brasil alcançou seu auge em março de 2015, com 23.154 unidades. Desde então, o setor enfrenta uma redução contínua, chegando atualmente a 16.573 agências. A queda acumulada é de 28,4%, representando o fechamento de 6.581 unidades.
Além das agências, os bancos mantêm no país 11.537 postos de atendimento físico. Esses dados refletem mudanças estruturais no setor, impulsionadas pelo avanço das tecnologias digitais e pela busca de eficiência operacional.
Os postos de atendimento (PAs) são estruturas mais simples operadas pelos bancos e vinculadas a uma agência principal. Diferentemente das agências, eles não oferecem serviços como câmbio, tesouraria ou fundos para clientes qualificados. Além disso, muitos PAs são exclusivos para empresas, órgãos públicos ou universidades.
A transformação de agências em PAs é uma estratégia crescente entre os bancos. Com uma operação mais enxuta, esses pontos dispensam itens como cofres e portas giratórias, resultando em custos significativamente menores.