Inscritos no CadÚnico devem estar atentos: seu benefício pode ter sido cancelado

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) cortou pelo menos 300 mil benefícios sociais liberados pelo Bolsa Família aos inscritos no Cadastro Único. Além desse programa, outros podem ser cancelados durante as verificações do poder público. Saiba o que fazer nestes casos. 

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Inscritos no CadÚnico devem estar atentos: seu benefício pode ter sido cancelado
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Existem várias razões pelas quais o MDS corta benefícios dos inscritos no CadÚnico. Mas sempre tem haver com a falta de cumprimento dos requisitos, dificilmente alguém que atende aos critérios para receber determinado programa vai ficar de fora do pagamento. 

No Bolsa Família o corte em janeiro foi de 330 mil inscritos. Enquanto em dezembro foram 20,81 milhões de famílias contempladas, no primeiro mês desse ano o total caiu para 20,48 milhões. O governo não explicou os motivos que levaram ao corte. 

Como saber se o benefício social foi cancelado?

Os inscritos no CadÚnico podem acompanhar o pagamento do seu benefício social, a fim de verificar se há continuidade daquela ajuda no mês. 

Vale lembrar que nenhum benefício social é vitalício, ou seja, não tem o compromisso de ser pago para sempre. Havendo algum erro de cadastro, aumento de renda, ou qualquer sinal de que o cidadão não atende aos requisitos, o pagamento é cortado. 

Para verificar se o seu auxílio vai continuar sendo liberado, basta:

  • Acessar o App Meu CadÚnico e fazer login;
  • Em seguida, no menu procurar por “Meus benefícios”;
  • Agora o sistema vai listar todos os benefícios em nome daquele cidadão. 

Outra opção é ligar para o Ministério do Desenvolvimento Social, pelo telefone 121. Ou, ligar para a Caixa Econômica pelo telefone 111. 

O que os inscritos no CadÚnico devem fazer se o benefício social não for pago?

Caso tenha verificado que o pagamento que deveria ter caído, na verdade, não foi pago, o inscrito no CadÚnico precisa buscar o motivo pelo qual seu auxílio foi cancelado. Normalmente essa informação já vem junto com o aviso de cancelamento. 

Para resolver seu problema é preciso:

  • Comparecer na unidade mais próxima do CRAS;
  • Solicitar a atualização do CadÚnico;
  • Levar todos os documentos que comprovem que tem direito ao benefício social que estava recebendo. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com