Quarto maior banco do país em número de clientes, o Nubank começou a enviar recentemente um alerta urgente para os seus clientes. A medida foi tomada como forma de comunicar os clientes da instituição financeira sobre uma nova política adotada pelo banco digital.
A partir de agora, os cidadãos que possuem contas no Nubank poderão receber uma mensagem caso tentem realizar um pagamento via PIX. Isso porque, caso a transferência esteja sendo realizada para alguma empresa de apostas online, o Nubank enviará uma mensagem para o cliente.
Entenda como funciona o comunica do Nubank:
- Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, o alerta será feito como forma de tentar dissuadir o cliente de realizar esse tipo de pagamento;
- Para tal, o Nubank identificou quais chaves PIX são usadas por casas de apostas;
- Dessa forma, ao detectar a intenção de transferência para uma dessas chaves, a instituição financeira irá emitir um alerta para o cliente;
- Na mensagem, o banco pergunta ao cliente qual é o objetivo da transação financeira:
“Essa transferência é para uma casa de apostas? A chave-pix inserida é frequentemente utilizada por casas de apostas”.
- Nesse momento, o cliente terá a opção de responder sim ou não;
- Caso ele confirme que deseja realizar o pagamento, outra mensagem sobre a operação será enviada;
- Dessa forma, o pagamento só será concluído caso o cidadão confirme novamente o desejo de realizar a transferência;
- Na prática, isso significa que o pagamento não é impedido.
“No Nubank, estamos sempre em busca de oportunidades para melhorar a experiência dos nossos clientes. Realizamos com frequência testes de novos produtos e soluções para uma pequena parcela da base de usuários. Quaisquer novidades ou atualizações serão compartilhadas no momento oportuno”, disse o banco por meio de nota oficial enviada para o jornal Valor Econômico.
Confira detalhes sobre outro importante comunicado para os brasileiros que usam o PIX neste vídeo do colaborador do FDR, Ariel França: