Após a divulgação do resultado do Enem 2024, é hora de se organizar para concorrer às vagas de ingresso no ensino superior. O Ministério da Educação oferece oportunidades no SiSU, Fies e Prouni. Veja requisitos e calendário de cada programa.
Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2024 tem pelo menos três chances de conquistar uma vaga no curso dos sonhos. O Ministério da Educação já divulgou os calendários do SiSU, Fies e Prouni, é hora de anotar as datas e se preparar.
Como usar a nota do ENEM?
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada oferece vagas em universidades públicas, assim o estudante não precisa pagar nada para fazer a sua graduação. Para concorrer é necessário ter feito o Enem 2024 e conquistado nota maior do que zero na prova de redação. Ao se inscrever é possível selecionar até dois cursos.
Neste ano o MEC oferece mais de 26 mil vagas, mas realiza apenas uma seleção, para o segundo semestre o Ministério vai selecionar estudantes através da lista de espera. Confira abaixo o calendário dessa edição:
- Período de Inscrições: 17 a 21 de janeiro;
- Resultado da Chamada Regular: 26 de janeiro;
- Participação da Lista de Espera: 26 a 31 de janeiro;
- Convocação da Lista de Espera: 12 de fevereiro a 30 de setembro
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica como se inscrever no programa em 2025.
Prouni
Já o Programa Universidade Para Todos oferece bolsas de estudos totais (100%) ou parciais (50%) em cursos de graduação de instituições provadas de ensino superior.
Os candidatos devem ter feito o Enem alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas das cinco provas do exame e não acima de zero na redação. Além disso, é necessário atender a pelo menos uma das condições abaixo:
- Tenha cursado:
- O ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- O ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- O ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- O ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
- O ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- Seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e
- Seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia.
O Prouni 2025 vai acontecer segundo o calendário abaixo:
- Inscrições: 24 a 28 de janeiro de 2025
- Primeira chamada: 4 de fevereiro
- Segunda chamada: 28 de fevereiro
- Manifestação de interesse na lista de espera: 26 e 27 de março
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil possibilita que o estudante financie o curso superior em instituições privadas. O pagamento das mensalidades é feito apenas após a conclusão do curso.
Diferente dos demais programas, no Fies é possível usar a nota do Enem a partir de 2010, desde que o candidato tenha 450 pontos de média das notas das cinco provas, no mínimo, e nota acima de zero na redação.
Além de ter renda mensal de até três salários mínimo por pessoa, atualmente R$ 4.554. O programa vai adotar o seguinte cronograma:
Inscrições: 04 a 07 de fevereiro
Divulgação dos Resultados: 18 de fevereiro
Início da convocação da lista de espera: 25 de fevereiro
As inscrições do Sisu, Prouni e Fies podem ser feitas através do Portal de Acesso ao Ensino Superior.