Disponível para os brasileiros que estão em busca de financiamento imobiliário facilitado, o programa habitacional do Minha Casa Minha Vida permite que os cidadãos consigam realizar o sonho da casa própria. Neste ano, apenas durante o mês de janeiro, mais de 4 mil novas unidades habitacionais serão distribuídas por meio da iniciativa social.
Com investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o programa irá autorizar a construção de um total de 4.063 novas unidades habitacionais. As moradias serão disponibilizadas em municípios de 12 estados brasileiros. No total, segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a perspectiva é de que 16 mil brasileiros sejam atendidos pela nova liberação que receberá um investimento de R$ 646,1 milhões.
Segundo o comunicado oficial emitido pelo Governo Federal, as novas autorizações de construção deverão atender todas as regiões do país. As novas casas deverão ser construídas levando em consideração alguns critérios. Isso porque o programa social determina que as casas e apartamentos devem ser construídos em áreas urbanas consolidadas ou em expansão.
Além disso, outra exigência é de que todas as unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida tenham “acesso à rede elétrica, saneamento, educação, saúde, comércios e transporte público coletivo”.
Para as casas térreas, a exigência é de um espaço mínimo de 40m². Enquanto para os apartamentos ou casas sobrepostas, o programa social determina a existência de uma área mínima de 41,50 m², levando em consideração a área útil da casa e de uma varanda.
Confira a lista completa de cidades atendidas pelo novo investimento do Minha Casa Minha Vida:
- Mato Grosso: Confresa;
- Pará: Parauapebas;
- Ceará: Barbalha e Icó;
- Maranhão: Grajaú e Imperatriz;
- Paraíba: João Pessoa e Pombal;
- Pernambuco: Recife, Cabo de Santo Agostinho e São Benedito do Sul;
- Piauí: Piripiri;
- Rio Grande do Norte: Açu;
- Minas Gerais: Belo Horizonte, Contagem e Nova Lima;
- Rio de Janeiro: Rio de Janeiro e Tanguá;
- São Paulo: Bauru e Campinas;
- Rio Grande do Sul: Cruz Alta, Cruzeiro do Sul e Lindolfo Collor.
Confira neste vídeo do colaborador do FDR, Ariel França, mais detalhes sobre o programa habitacional: