De acordo com o Banco Central (BC) ainda existem R$ 8,7 bilhões em dinheiro esquecido pelos clientes em instituições financeira. O balanço considera os valores que estavam disponíveis até novembro do ano passado.
O Sistema Valores Esquecidos (SVE) foi aprimorado em 2024, e passou a permitir que os herdeiros de pessoas falecidas e proprietários de empresas desativadas recebessem quantias deixadas para trás.
A quantia foi esquecida em bancos, consórcios e outros tipos de instituições financeiras ou produtos.
Até o ano passado para receber bastava fazer login pelo Gov.br, e a partir disso solicitar a transferência via PIX para a sua conta em que a chave seja o número do CPF. Porém, uma medida do governo dificultou esse recebimento.
Como consultar o dinheiro esquecido no Banco Central?
O dinheiro esquecido é relativo a contas que ficaram inativas, seguros ou consórcios que devolveram uma parte do que foi pago, ressarcimento de taxas e outros que não foram recebidos pelos clientes.
Basta informar o CPF ou CNPJ para consultar se há saldo disponível. Em caso positivo será preciso fazer login via Gov.br com conta de nível ouro e prata.
- Acesse o Valores a Receber no site do Banco Central;
- Clique em “Consulte valores a receber”;
- Informe número de CPF/CNPJ e data de nascimento. Transcreva os caracteres informados como forma de segurança, e selecione “Consultar”;
- O sistema vai informar se há alguma quantia disponível para resgate, mas para dar continuidade é preciso fazer login;
- Após a consulta, com saldo disponível clique em “Acessar o SVR”;
- Faça login no Gov.br;
- Clique em “Meus valores a receber” e concorde com os termos;
- Haverá uma lista com os valores disponíveis.
Como receber dinheiro esquecido no SVR?
Desde outubro do ano passado ficou mais difícil de receber o dinheiro esquecido. A quantia que não foi resgatada passou para o Tesouro Nacional, mas o Ministério da Fazenda alerta que o valor não foi bloqueado pelo governo.
No entanto, para receber a quantia agora é necessário que o cidadão faça o pedido de forma judicial em um prazo de seis meses.
- Consulte se há dinheiro esquecido no SVR;
- Em caso positivo, entre com uma ação judicial solicitando a liberação do dinheiro;
- As instruções para entrar com essa ação serão dadas na página do Banco Central.