Material escolar com desconto: saiba como fazer as compras em 2025 pagando bem menos

Para muitas famílias, janeiro é um mês de diversos gastos. Entre eles: a compra do material escolar das crianças, que retornam às escolas em fevereiro. Veja como garantir descontos nas compras em 2025! 

Material escolar com desconto: saiba como fazer as compras em 2025 pagando bem menos
Imagem: Reprodução

 

Neste ano, o material escolar deve ficar entre 5% a 9% mais caro. O aumento é causado por uma combinação de fatores econômicos e logísticos, como a alta tributação, custos de produção e até a valorização do dólar. As informações são da Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae). 

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Márcio André Brito, disse que é fundamental que o consumidor esteja atento a dicas importantes, como: observar a presença do selo de certificação do Instituto e as informações descritas nas embalagens. 

“Essas medidas ajudam a prevenir possíveis riscos à saúde e à segurança das crianças, bem como de todos os usuários”, explicou Márcio André Brito. 

Confira dicas para economizar na hora de comprar material escolar em 2025

Reaproveite itens do ano anterior:

Muitas escolas dividem o material entre o que fica em casa e o que vai para a escola. Itens como borrachas, lápis, mochilas, estojos e lancheiras podem ser reaproveitados, caso estejam em bom estado.

Mesmo cadernos com folhas em branco podem ser reutilizados, o que ajuda a economizar e é benéfico para o meio ambiente.

Faça uma lista de compras:

Após a triagem do material reaproveitável, verifique a lista de material escolar fornecida pela escola. Com isso, compre apenas o que realmente é necessário, priorizando os itens essenciais.

Fique atento à lista de itens que as escolas não podem solicitar, como álcool gel, bolas de sopro, canetas para quadro branco, material de limpeza, entre outros.

Defina um orçamento:

Estabeleça um limite de gastos que não comprometa as finanças mensais da família. Se necessário, divida a compra em etapas, comprando uma parte agora e o restante no mês seguinte.

Procure por livros usados:

Feiras de livros, sebos e trocas entre pais podem ser ótimas opções para economizar na compra de livros didáticos.

Compare preços:

Não compre na primeira loja que encontrar. Compare os preços, pois a diferença pode ser grande. Em alguns casos, comprar em lojas diferentes pode ser mais vantajoso.

A especialista Jamille Novaes comenta sobre material escolar, confira.