Os aposentados e pensionistas que recebem benefícios acima do salário mínimo começam a descobrir, a partir desta sexta-feira (10/01), os valores atualizados de seus pagamentos para 2025. O reajuste segue o índice de inflação acumulado no ano anterior, definido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), e já está sendo aplicado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
De acordo com matéria do Valor Investe, com o novo cálculo, quem recebe aposentadorias acima do mínimo verá o impacto direto do reajuste em seus pagamentos. A atualização busca garantir que os benefícios mantenham o poder de compra, acompanhando as variações do custo de vida, mas o percentual de correção ainda gera debate entre especialistas e aposentados, especialmente em momentos de alta inflação.
Aposentadorias acima do mínimo
Enquanto os beneficiários que recebem o valor mínimo do INSS já tiveram seus benefícios reajustados em 7,5%, aqueles que recebem acima desse valor terão um reajuste menor, calculado com base na inflação medida pelo INPC.
Assim, a partir de hoje, os aposentados e pensionistas poderão consultar o valor exato do reajuste de seus benefícios através dos seguintes canais:
- Site ou app Meu INSS na área de consultar seu extrato de pagamento;
- Ligação para a central 135 informando seu CPF para obter informações sobre o seu benefício.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, te explica como consultar o período mínimo de serviço para dar entrada na aposentadoria do INSS em 2025.
O que esperar do reajuste?
O INPC acumulado até novembro de 2024 foi de 4,84%. Estima-se que o índice final para o ano seja próximo a esse valor. Portanto, o reajuste para quem recebe acima do salário mínimo deve ficar abaixo dos 7,5% concedidos aos beneficiários do piso previdenciário.
Calendário de pagamentos
Os pagamentos dos benefícios serão realizados de acordo com o número final do cartão de benefício:
- Até um salário mínimo: pagamentos iniciam em 27 de janeiro;
- Acima do salário mínimo: pagamentos iniciam em 3 de fevereiro.