De acordo com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) nesta terça-feira, 24 de dezembro, as agências bancárias funcionam com horário reduzido. Por ser véspera de feriado nacional, os bancos fecham mais cedo e quem precisa pagar conta deve estar atento.
Embora hoje (24) não seja considerado como feriado nacional, os bancos vão funcionar em horário diferenciado. Quem tem algum boleto para ser pago deve se planejar melhor para comparecer até o seu banco.
Além disso, os próprios sistemas online terão mudanças nos próximos dias devido a semana de feriado de Natal e Ano Novo. O único sistema que não sofre nenhum tipo de interrupção é o PIX, ele funciona 24 horas e em todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.
Funcionamento dos bancos na semana do Natal e Ano Novo
São duas semanas com feriados nacionais entre elas. Algumas pessoas já estão de recesso e por isso esquecem de se planejar quanto aos seus pagamentos. Outras dependem do funcionamento dos bancos para conseguir dar andamento a sua vida financeira.
Diante disso, esteja atento ao cronograma de funcionamento dos bancos nos próximos dez dias:
- 24 de dezembro: agências funcionam das 09h às 11h, mas há compensação bancária normalmente (boleto, TED, cheques e outros);
- 25 de dezembro: agências não funcionam e não há compensação bancária;
- 26, 27 e 30 de dezembro: agências funcionam normalmente;
- 31 de dezembro e 1º de janeiro: agências fechadas, e não há compensação bancária;
- A partir de 2 de janeiro: agências voltam a funcionar normalmente.
Quando não há compensação bancária, todos os boletos que possuem vencimento marcado para esses dias podem ser pagos no próximo dia útil sem cobrança de juros e multas. Vale para contas de consumo, como: água, luz, telefone, internet e outros.
Além disso, qualquer transferência via TED (entre bancos diferentes) que forem feitas nesta data também terão sua compensação apenas no dia útil seguinte.
“Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura aos clientes, que podem usar as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis, e os canais digitais (celulares e computadores) dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços”, destacou a Febraban.