Quem informou o seu CPF durante as compras ao longo do ano agora pode se beneficiar com o resgate de créditos. Esses créditos são liberados em dinheiro, mas também podem ser transformados em bilhetes para participação em sorteios com premiação em dinheiro.
Quando são emitidas notas fiscais elas servem como comprovação do quanto o comércio faturou naquela venda. E automaticamente há cobrança de impostos estaduais, municipais e deferais sobre aquele produto.
Por isso, quanto mais notas o governo conseguir incentivar que sejam emitidas por meio do programa CPF na Nota, maior será o recolhimento em impostos e tributos. É uma forma de garantir que não aconteça a omissão de pagamentos e de valores.
Enquanto isso, por outro lado para o consumidor a medida é interessante porque permite que ele concorra a sorteios mensais com premiação em dinheiro. Além de poder resgatar o valor dos créditos por meio de saque, abater no pagamento de impostos como o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e etc.
Para usufruir desses benefícios o primeiro passo é fazer a sua inscrição no programa de CPF na nota do seu estado. E a partir disso começar a incluir o seu documento a cada nova compra realizada dentro do estado. Ao longo do tempo os créditos vão sendo gerados.
Como se beneficiar com o CPF na nota fiscal?
O primeiro passo para conseguir benefícios ao informar o número do seu CPF nas compras é fazendo sua inscrição no programa de recompensas do estado, ou do município. A partir disso, ir acompanhando para verificar se as compras feitas em seu nome estão caindo no sistema.
Para o governo a emissão da nota fiscal é bom para conseguir taxar os empresários, tendo em vista que o valor de faturamento está sendo comprovado.
Ao somar os créditos, os valores podem ser revertidos em:
- Retorno em dinheiro de até 30% do valor pago em ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de cada nota;
- Recebimento do valor em dinheiro, com transferência direta para conta;
- Possibilidade de converter os créditos em recarga para o celular;
- Possibilidade de abater os créditos no valor do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores);
- Participação nos sorteios com prêmios em dinheiro, podendo chegar a R$ 1 milhão.
No caso dos sorteios a cada vez que se soma um valor X em compras, de acordo com as regras do programa naquela região, um bilhete é gerado e o consumidor passa a concorrer.
Como consultar os créditos no programa CPF na nota?
Aqueles que quiserem verificar o valor somado em créditos pelo CPF na nota fiscal, e ainda consultar se há liberação de outros benefícios como a premiação em sorteios, existe a possibilidade de fazer a consulta online.
A participação em sorteios é automático assim que o consumidor alcança o valor mínimo estipulado para que seja gerado um novo bilhete. Não há mínimo de bilhetes.
- Acesse o site ou App do programa CPF na nota;
- Faça login;
- Agora, procure por “Saldo” e descubra quanto já somou de crédito;
- Procure por “Sorteios” para verificar os seus bilhetes. E a opção “Resultados” vai informar quais foram os vencedores.
Saque do dinheiro somado no programa nota fiscal
Quem quiser usar nesse final de ano o dinheiro somado durante as suas compras precisa se adiantar. Isso porque é comum que haja um período para que a transferência de fato caia na conta do consumidor.
Em São Paulo, por exemplo, o prazo pode chegar a 20 dias. Por isso é interessante se antecipar no saque. Caso estado define o mínimo que pode ser recebido.
- Acesse o site ou App do programa CPF na nota;
- Faça login;
- Agora, procure por “Saldo” e descubra quanto já somou de crédito;
- Clique na opção “Saque”;
- Informe seus dados bancários e confirme.