A partir desta sexta-feira, 13, centenas de consumidores vão pagar mais na conta de luz. A nova tarifa é válida para os consumidores residenciais e às indústrias e serviços. Descubra se você também será beneficiado.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um aumento na conta de luz que já começa a ser aplicado nesta sexta-feira, 13. A medida foi tomada graças à quitação da Conta Covid, criada durante a pandemia do Covid-19, e a Conta de Escassez Hídrica, de 2022.
Lila Cunha, especialista do FDR, comenta sobre os aparelhos que são vilãos da conta de luz, confira.
Conta de luz mais cara
- O aumento foi aprovado para o estado de Rondônia.
- A previsão é de que os consumidores sintam um aumento médio de 3,03%.
- Como a nova taxa já começa a valer nesta sexta-feira, 13, a conta paga em janeiro já terá o reajuste.
- Praticamente todos os consumidores de energia elétrica sentirão o reajuste, tanto os consumidores residenciais (urbanos e rurais), quanto de alta tensão, o que inclui as indústrias e serviços públicos.
“O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública)”, explica a Aneel.
Nova taxa de energia elétrica em Rondônia
Após a aprovação da Aneel os rondonienses pagarão:
- Baixa tensão em média: 2,55%
- Alta tensão em média: 5,00%
- Efeito médio para o consumidor: 3,03%