URGENTE! Lula anuncia calendário unificado dentro do Bolsa Família

Foi confirmado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) a unificação do calendário do Bolsa Família de dezembro para 1,52 milhão de famílias. O benefício com valor mínimo de R$ 600 foi depositado nesta terça-feira (10) na conta da Caixa, e já pode ser sacado.

bolsa família
URGENTE! Lula anuncia calendário unificado dentro do Bolsa Família
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Pela regra original, o calendário de pagamentos do Bolsa Família é escalonado. Isso significa que a cada dia útil um novo grupo diferente recebe, com base no último dígito do NIS (Número de Identificação Social).

Quem tem NIS final 1 recebe no primeiro dia, NIS final dois no dia seguinte e assim por diante até as famílias com NIS final zero. Ao todo, o cronograma leva dez dias úteis para ser completado. Mas para 1,52 milhões de famílias não será preciso esperar esse prazo.

Como funciona o calendário unificado do Bolsa Família

Pelo calendário unificado todos recebem na mesma data, independente de qual é o seu último dígito do NIS. Isso significa que tanto o titular com numeração final 0, que por regra receberia no último dia, como aquele com numeração final 1, terão acesso ao Bolsa Família na mesma data. 

  • Calendário unificado: todos recebem no dia 10 de dezembro.

As famílias são moradoras de cidades que vivem com decreto de calamidade pública porque foram atingidas por desastre natural, como: chuvas, deslizamentos, seca extrema, e outros.

Onde o calendário do Bolsa Família foi unificado?

Em dezembro o calendário do Bolsa Família foi unificado em vários cantos do país. São cidades que vivem em situação de emergência, e que por isso os moradores já poderão contar com o pagamento do seu auxílio antes mesmo do previsto.

  • Rio Grande do Sul: antecipação em 647 municípios;
  • Amazonas: antecipação em 59 municípios;
  • Paraná: antecipação em 7 municípios;
  • Rondônia: antecipação em 52 municípios (todas as cidades do estado);
  • São Paulo: antecipação em 21 municípios.

Em dezembro o calendário já é diferente por conta das festividades. Ao invés de começar no dia 20 o cronograma tem início dia 10, e até o dia 23 todos já devem ter recebido a quantia em conta, a fim de que utilizem nas comemorações natalinas.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com