Novas regras de aposentadoria por idade garantem benefícios maiores; confira

A reforma da Previdência, implementada em 2019, trouxe mudanças significativas nas regras para a aposentadoria por idade. Para garantir uma aposentadoria tranquila, é fundamental entender como essas novas regras funcionam e como elas podem impactar o seu futuro.

Assim, de acordo com matéria do Valor Econômico, a principal mudança foi o aumento da idade mínima para se aposentar. Agora, as mulheres precisam ter 62 anos e os homens, 65 anos. Além disso, é exigido um tempo mínimo de contribuição de 15 anos para ambos os sexos.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a aposentadoria, confira.

Regras de transição

Para aqueles que já estavam contribuindo para a Previdência antes da reforma, foram estabelecidas regras de transição, que permitem a aposentadoria com requisitos um pouco menos rigorosos. Essas regras variam de acordo com a idade e o tempo de contribuição do segurado.

Assim, o valor da aposentadoria por idade é calculado com base no tempo de contribuição e no salário de contribuição. Quanto maior o tempo de contribuição, maior será o valor da aposentadoria.

Quem pode se aposentar mais cedo?

Algumas categorias de trabalhadores têm direito a se aposentar mais cedo, como:

  • Pessoas com deficiência: com 15 anos de contribuição e comprovação de deficiência;
  • Trabalhadores rurais: com 180 meses de trabalho rural e idade mínima de 60 anos para homens e 55 anos para mulheres.

Como solicitar a aposentadoria especial?

  • Reúna toda a documentação: além do PPP e LTCAT, você precisará de seus documentos pessoais, como RG, CPF e carteira de trabalho;
  • Agendamento: faça um agendamento no site ou aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135 para dar entrada no seu pedido;
  • Comparecimento à agência: no dia agendado, compareça à agência do INSS com toda a documentação;
  • Acompanhamento do processo: acompanhe o andamento do seu pedido pelo site Meu INSS ou pelo telefone 135.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.