Termina no próximo dia 31 de dezembro o prazo para participar do Desenrola Pequenos Negócios. O programa faz parte do projeto Acredita, e permite que os empreendedores de menor porte negociem as dívidas que possuem com os bancos.
Criado pelo Governo Federal em maio, de acordo com os dados públicos o programa Desenrola Pequenos Negócios já renegociou aproximadamente R$ 6 bilhões. Tendo beneficiado nesse período cerca de 95 mil microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte.
O programa faz parte de uma das ações do Acredita, e pretende estimular que o pequeno empresário volte a ter crédito no mercado. Para conseguir uma linha que atenda o seu negócio, o proprietário precisa estar em dia com o banco. E foi por isso que a negociação foi criada.
São oferecidos descontos de até 95% do valor original da dívida. Para negociar os empresários têm até o dia 31 de dezembro desse ano.
Quais dívidas do MEI estão sendo negociadas pelo programa?
Podem negociar pelo programa Desenrola os MEIs, microempresas e EPPs, desde que tenham faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
Entram na negociação as dívidas em atraso há mais de 90 dias (a partir de 22 de abril de 2024), válido para:
- Débitos que foram feitos com instituições financeiras, o que incluí:
- financiamento;
- empréstimo;
- cheque;
- cartão de crédito PJ.
Além dos débitos bancários, o governo federal também está disponibilizando condições especiais para quem quiser negociar com o Simples Nacional. Eles conseguem descontos de até 100% nos juros e multas, além de parcelamento em até 133 meses.
Mas este não é um acordo pertencente ao Desenrola. Por isso, para participar é preciso acessar o site do Regularize. Neste caso os acordos podem ser feitos até 31 de janeiro de 2025.
Como negociar as dívidas da empresa no Desenrola
O prazo para a realização das negociações pelo Desenrola Pequenos Negócios é até 31 de dezembro de 2024. Até lá, os interessados devem:
- Entrar em contato direto com a instituição bancária que está devendo;
- Simular o acordo que oferecerá de 40% a 95% de descontos;
- Pagar a primeira parcela ou o saldo total.
Os bancos não são obrigados a participarem do programa. Hoje, a negociação está aberta com: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú, Santander, Sicredi, Mercantil do Brasil, Banco do Nordeste, C6 Bank e Mercado Pago.