Aposentados ganham nova opção: cartão Meu INSS Vale+ facilita antecipação da aposentadoria

Com o novo cartão Meu INSS Vale+ os aposentados poderão antecipar a aposentadoria de forma fácil e sem aguardar aprovação. O valor é liberado em poucos minutos e o desconto é feito apenas no mês seguinte e sem adicionais.

Aposentados ganham nova opção: Cartão Meu INSS Vale+ facilita antecipação da aposentadoria (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O cartão Meu INSS Vale+ trouxe uma novidade, a possibilidade de antecipação de parte do valor da aposentadoria. O recurso deve ser usado em um momento de urgência, como a compra de medicamentos, gás de cozinha, entre outras situações, explicou o ministro da Previdência Carlos Lupi.

A expectativa é de que o cartão repita o sucesso do clube de vantagens Meu INSS+, e beneficie, pelo menos, 38 milhões de pessoas.

Cartão Meu INSS Vale+

  • Inicialmente o cartão vai possibilitar a antecipação de até R$ 150.
  • No entanto, o governo já anunciou que fará uma avaliação da adesão ao cartão e o valor disponível para antecipação poderá aumentar.
  • Esse recurso estará disponível para os aposentados, pensionistas e quem recebe benefícios previdenciários.
  • Segundo as informações divulgadas, o valor antecipado deve ser descontado no mês seguinte, sem juros ou taxas adicionais.
  • As instituições financeiras que firmarem parceria com o governo federal poderão fazer a emissão do cartão Meu INSS Vale+.
  • Ele terá chip e senha, mas não poderá ser usado para o saque de todo o benefício, apenas para a antecipação de parte dele.

Regras para usar o cartão Meu INSS Vale+

A antecipação só será possível se:

  • For feita em instituição financeira com, no mínimo, 12 meses de experiência com o serviço de antecipação salarial e que tenha feito o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o INSS para oferta do serviço;
  • Através da apresentação do cartão físico do segurado, com chip e senha.

Lila Cunha, especialista do FDR, comenta mais sobre o Meu INSS, confira.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.