Novo exame para motoristas acima de 70 anos vai aumentar exigência da CNH; veja detalhes

Desde 2021 a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) da pessoa com mais de 70 anos ganhou mais frequência. Além de trocar o documento e a sua validade, o idoso ainda é obrigado a passar por novos exames, gerando custos para garantir a sua habilitação.

 

A renovação da CNH é obrigatória para quem estiver com o documento vencido há mais de 30 dias. Para saber quando precisa trocar basta consulta na parte de trás do documento. A data de validade da habilitação considera a idade do condutor.

Em 2021, o governo da época alterou o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), e a principal mudança na CNH foi no período obrigatório para renovação da carteira de motorista. 

Uma boa parcela da população foi beneficiada com a prorrogação desse prazo, e outras se depararam com a necessidade passar pelo processo mais vezes, como foi o caso dos idosos. 

Prazo para renovação da CNH dos idosos

Para quem tem menos de 50 anos o período foi estendido. Antes da medida os motoristas com esta idade deveriam fazer a renovação a cada 5 anos, mas agora terão um período maior.

Por outro lado, para quem tem mais de 70 anos o prazo foi reduzido, e para continuar dirigindo eles terão que fazer a renovação da CNH mais vezes. 

Resumindo, desde a mudança em 2021, o período para renovar os exames médicos e ter uma nova versão da sua CNH passaram a ser de:

  • Motoristas com menos de 50 anos de idade: renovação a cada 10 anos;
  • Motoristas entre 50 e 69 anos de idade: renovação a cada 5 anos;
  • Motoristas com mais de 70 anos de idade: renovação a cada 3 anos.

Alguns estados, como o Amazonas, isentam os idosos acima de 70 anos das taxas cobradas pelo Detran, mas os custos com os exames são mantidos. O objetivo é baratear os custos da renovação que acontecem mais vezes. 

Como fazer a renovação da CNH 

O processo de renovação da CNH é uma responsabilidade do próprio condutor, por isso é preciso estar atento a validade do seu documento. Caso continue dirigindo sem a renovação do documento, o cidadão será multado. 

O primeiro passo é solicitar o processo de renovação pelo site do Detran do seu estado. Depois, agendar a consulta médica em um clínica que seja habilitada pelo órgão de trânsito.

Pagando todas as taxas e passando pelos exames, o documento pode ser retirado em um posto do Detran, ou recebido no endereço. 

  • Agende a renovação pelo site do Detran do seu estado;
  • Na data e hora marcada compareça ao posto do Detran mais próximo;
  • Leve a CNH atual e os documentos necessários;
  • Passe pelas consultas médicas que também precisam ser agendadas;
  • O documento será entregue no endereço do condutor, ou pode ser retirado no Detran.