Automotores (IPVA) 2025 começa entre este mês de dezembro e janeiro do próximo ano. Porém, cada estado define o período de pagamento.
O motorista que já quer se programar para o pagamento já consegue calcular o valor que deve guardar para pagar o imposto.
A especialista Laura Alvarenga comenta sobre o IPVA, confira.
Como calcular o valor do IPVA 2025?
-
Segundo o caderno Valor Investe, do jornal O Globo, para saber o valor do IPVA 2025, é preciso consultar o valor venal do veículo na tabela Fipe e multiplicar pelo valor da alíquota para a maioria dos veículos de passeio;
-
A alíquota do IPVA muda em cada estado.
-
Em São Paulo, a taxa é de 4% sobre o valor venal do veículo;
-
Exemplo: se o valor venal do veículo é de R$ 100 mil, o habilitado irá pagar 4% do preço do veículo de IPVA. Ou seja, R$ 4 mil.
-
Para veículos movidos somente a gás e energia elétrica, o imposto é menor: “apenas” 3% em São Paulo.
Mudanças do IPVA para cada estado
-
O valor da alíquota cobrada pelo imposto é diferente para cada estado. Tem lugar que cobra 2,5% do valor venal do veículo.
-
A diferença na unidade da Federação para outra é definida pelo Detran, além da alíquota, as datas e prazos para pagamento e os descontos para pagamento à vista.
-
A que serve de referência para determinar o valor de cada veículo, que é a tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), é padrão em todos os estados.
Nova lei do IPVA garante benefício para motoristas a partir de 2025
Com a chegada do novo ano, os brasileiros já estão se preocupando com os pagamentos obrigatórios que devem ser feitos em 2025, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Uma novidade garante um benefício para alguns motoristas no próximo ano.