Mais de 7,2 milhões de brasileiros já podem dar ADEUS aos golpes online após novidade divulgada

SãO PAULO (SP) — O aumento do uso das ferramentas de pagamento online tem levado maior praticidade para os cidadãos brasileiros. No entanto, o número de golpes virtuais também tem registrado uma alta significativa nos últimos anos. Para auxiliar a resolver a questão que gera tensão entre os brasileiros, uma importante parceria que tem o potencial de ajudar milhões de cidadãos foi anunciada.

Mais de 7,2 milhões de brasileiros já podem dar ADEUS aos golpes online após novidade divulgada. (Imagem: FDR)

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, atualmente os principais golpes aplicados são o do 0800 ou da falsa central de atendimento. Além disso, os criminosos também costumam clonar contas no WhatsApp para aplicar novos golpes. Segundo a Agência Brasil, o Anuário de Segurança Pública divulgado no último ano revelou uma alta de 65,2% em golpes online de 2021 para 2022.

Porém, agora os brasileiros que usam as ferramentas de pagamento online podem ficar mais aliviados. Isso porque uma importante parceria entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Google para combater os golpes online foi firmada nesta semana e deverá auxiliar diversos brasileiros.

Entenda como funcionará o acordo:

  • O objetivo da parceria é estabelecer novas ações e projetos de segurança online no setor financeiro;
  • Para tal, serão criados novos mecanismos de proteção contra roubos e fraudes;
  • As medidas deverão beneficiar os usuários do sistema operacional Android e de aplicativos bancários;
  • O desenvolvimento das novas ferramentas ainda será realizado;
  • No entanto, a expectativa é de que as novidades já sejam anunciadas e disponibilizadas ao longo do próximo ano;

“Esse trabalho conjunto possibilitará que o sistema financeiro passe a ter ferramentas tecnológicas de prevenção a fraudes mais eficazes”, afirmou Isaac Sidney, presidente da Febraban.

Confira nesta matéria mais informações sobre os golpes virtuais mais aplicados.

 

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.