Últimos dias para reduzir 50% do IPTU 2025 usando a nota fiscal

Você sabia que as compras que realizou ao longo de todo ano de 2024 podem virar desconto no IPTU 2025 (Imposto Predial e Territorial Urbano)?. Até o próximo domingo (8) os moradores da cidade de Manaus (AM) podem pedir por essa redução.

iptu
QUELEÚltimos dias para reduzir 50% do IPTU 2025 usando a nota fiscal
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O IPTU 2025 é cobrado para todo proprietário de imóveis localizados em zona urbana. Isso vale para propriedades com construção, como casas e apartamentos, até aquelas sem construção como terrenos baldios. O pagamento é obrigatório.

O valor é calculado com base no valor de mercado daquele imóvel, avaliado pela prefeitura municipal, e multiplicado pelas alíquotas também definidas pela prefeitura. Quanto melhor localizada a propriedade maior será o valor do imposto.

Por isso, conseguir desconto de até 50% no IPTU 2025 pode ser muito interessante para as finanças dos proprietários.

Como conseguir desconto no IPTU 2025 de Manaus?

A prefeitura de Manaus prorrogou para até o próximo domingo (8), o prazo para que os contribuintes abatam no valor do IPTU 2025 os créditos que foram somados no programa de nota fiscal. 

Aqueles que consumiram na cidade e pediram o registro do CPF no ato da emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) foram somando créditos ao longo do ano. Agora, esse valor pode ser usado para diminuir a cobrança do imposto. 

A nota é emitida em empresas que prestam serviços, como: academias, escolas, lavanderias, professor particular, mecânico, eletricista, e etc. Logo não vale para as notas que foram emitidas em comércios como supermercados, padarias, e outros.

Pedido de desconto no IPTU 2025

O pedido de abatimento dos créditos da nota fiscal no IPTU 2025 é feito no site do programa Crédito da Nota.

É possível creditar até 20% do ISS (Imposto Sobre Serviços) gerado pela nota fiscal, com possibilidade de desconto de até 50% no valor do imposto.

  • Acesse o site do Crédito na Nota;
  • Faça login com CPF e senha;
  • No menu procure por “IPTU”;
  • Informe o número de matrícula do imóvel e preencha os demais dados necessários.

Não é necessário que o imóvel esteja em nome do contribuinte que vai resgatar os créditos da nota.