Está chegando ao fim o prazo para saque do abono salarial deste ano, em que foi considerado o ano de 2022 como referência. Até 27 de dezembro quem não recebeu pode resgatar o valor de R$ 1.412 e usar como preferir, inclusive nas festas de final de ano.
Em 2024 foram beneficiados com o abono salarial pelo menos 26 milhões de pessoas que trabalharam com carteira assinada em 2022. Segundo dados do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), até outubro 247 mil trabalhadores ainda não haviam sacado.
O mínimo a ser recebido é de R$ 118, porém pode chegar a no máximo 1 salário mínimo. O pagamento é feito uma vez por ano, e o calendário regular terminou em agosto. Naquele mesmo mês todos foram autorizados a receber a quantia, sem necessidade de esperar.
Quem pode receber o abono do PIS/PASEP em 2024?
O abono salarial do PIS/PASEP é pago como um 14º salário, e quem deixou para receber no final de ano vai se beneficiar com isso.
Dessa vez estão sendo contemplados aqueles que trabalharam com carteira assinada em 2022, ano-base, e que atenderam aos seguintes critérios:
- estar cadastrado no programa PIS/Pasep ou no CNIS (data do primeiro emprego) há pelo menos cinco anos;
- ter trabalhado para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
- ter recebido até 2 salários-mínimos médios (no valor em vigor no ano-base) de remuneração mensal no período trabalhado;
- ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base da apuração (2022);
- ter os dados informados pelo empregador (pessoa jurídica ou governo) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração (2022).
Como fazer o saque do abono do PIS/PASEP?
O saque do PIS/PASEP fica disponível em dois bancos, a Caixa Econômica ou o Banco do Brasil. Os brasileiros têm até 27 de dezembro de 2024 para resgate do dinheiro, caso contrário terão que esperar até o calendário do próximo ano para conseguir receber.
Caixa Econômica – paga o PIS para funcionários da iniciativa privada
- Depósito na conta corrente; ou
- Depósito no Caixa Tem, com uma conta criada automaticamente em nome do trabalhador;
- Saque presencial na agência.
Banco do Brasil – paga o PASEP para funcionários públicos
- Depósito na conta corrente; ou
- Opção de transferir o dinheiro gratuitamente para qualquer conta usando o App BB PASEP;
- Saque presencial na agência.