Comunicado para brasileiros que usam o pix pelo celular

Responsável por gerenciar o uso do PIX no Brasil, o Banco Central (BC) tem anunciado recentemente uma série de mudanças para o modo de pagamento. Grande parte das medidas estão sendo tomadas como forma de garantir a segurança no uso do formato de pagamentos instantâneo. Confira nesta matéria as atualizações mais recentes do PIX.

Comunicado para brasileiros que usam o pix pelo celular. (Imagem: FDR)

Com o objetivo de aumentar a segurança para os usuários, o Banco Central definiu uma importante medida de segurança. Agora, os dispositivos que ainda não estão cadastrados na base de dados das instituições financeiras passaram a contar com um limite no valor das transações.

Dessa forma, quem tentar realizar alguma transferência usando esse tipo de dispositivo só poderá efetuar pagamentos no valor de até R$ 200. Por dia, um limite também foi estabelecido e fixado em R$ 1.000. De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o entrave só existe para os dispositivos novos e não cadastrados.

Na prática isso significa que os celulares ou outros dispositivos que já são usados para a realização de transferências não serão afetados pela mudança. Além disso, assim que o cadastro for realizado o limite deixará de existir. No entanto, a medida não é a única novidade para quem usa o PIX.

Novo modo de pagamento via PIX também é liberado:

  • Com foco na inovação, o Banco Central também está liberando a função de PIX por aproximação;
  • Com ela, os cidadãos que usam o meio de pagamento poderão realizar a transação financeira apenas aproximando o celular da maquineta;
  • Dessa forma, não será necessário sequer abrir o aplicativo do banco para finalizar a transação;
  • Vale lembrar, no entanto, que será preciso que o cidadão tenha um aparelho com suporte a uma carteira virtual de pagamentos;
  • Atualmente, o formato está sendo testando em aparelhos Android que usam a carteira do Google;
  • No entanto, a nova função também deverá ser ampliada, permitindo o uso em dispositivos da Apple.

Confira mais informações sobre as novas regras do PIX neste link.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.