Os brasileiros que moram de aluguel devem preparar o bolso neste final de ano: o reajuste no valor do aluguel pode ser de 6,33% em dezembro. Veja o quanto você vai pagar.
Segundo a Folha de S.Paulo, apenas os que possuem contratos de aluguel residencial com aniversário em dezembro deste ano poderão sofrer com a correção pelo Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M).
A especialista Yasmin Nascimento comenta sobre o aluguel social, confira.
Entenda o reajuste no valor do aluguel em dezembro
-
Os contratos de aluguel residencial com aniversário em dezembro deste ano poderão ser reajustados em 6,33%;
-
O percentual corresponde à variação acumulada em 12 meses do IGP-M;
-
Os dados foram divulgados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas);
-
Em novembro, o indicador teve uma variação de 1,30%.
Para calcular o novo valor do aluguel, o morador pode multiplicar o valor pago em novembro por 1,0633, que é o fator de atualização.
Por exemplo: um aluguel de R$ 2.000 que vigorou até novembro de 2024 vai subir para R$ 2.126,60 no final do mês de dezembro ou início de janeiro.
Idosos dão ADEUS ao pagamento de aluguel
A chegada da terceira idade é aguardada por muitos brasileiros, já que representa uma nova etapa da vida. Porém, muitos não conseguem garantir a tranquilidade com diversos pagamentos, inclusive o de aluguel. Mas isso pode acabar: o programa Minha Casa Minha Vida oferece Moradia Gratuita para esse público.
Para se livrarem do aluguel e garantir a moradia gratuita, os idosos podem contar com iniciativas do governo federal para os brasileiros que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Para isso, é preciso ser beneficiário de benefícios do Cadastro Único para Programas Sociais e estar inscrito na Faixa 1 do programa.
O direito de isenção no pagamento é oferecido através do Minha Casa Minha Vida para inscritos com mais de 60 anos do Bolsa Família e do BPC.
O Minha Casa Minha Vida estabelece um prazo de até 30 dias para regulamentar as novas regras após a solicitação do beneficiário para que a isenção das cobranças sejam efetivadas. O prazo para regularizar a situação é de até 180 dias.