Reajustado anualmente pelo Governo Federal, o salário mínimo deverá ganhar um novo aumento em breve. No entanto, o índice que é responsável por garantir o valor mínimo de remuneração dos trabalhadores que possuem vínculo formal de emprego deverá ter os seus aumentos limitados em breve. Confira nesta matéria os detalhes sobre o reajuste do salário mínimo nos próximos anos.
Em anúncio realizado nesta terça-feira (27), o ministro da Fazenda Fernando Haddad trouxe informações sobre o pacote de corte de gastos do Governo Federal. A iniciativa tomada com o objetivo de equilibrar o orçamento para os próximos anos conta com uma série de mudanças em importantes pontos.
De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, um dos destaques está na mudança do índice de atualização do salário mínimo. A partir de agora ele deverá obedecer um limite proposto pelo Governo Federal. Apesar dessa limitação, o trabalhador ainda deverá contar com um aumento real na sua remuneração.
“Já devolvemos ao trabalhador e à trabalhadora o ganho real no salário mínimo. Esse direito, esquecido pelo governo anterior, retornou com o presidente Lula. E com as novas regras propostas, o salário mínimo continuará subindo acima da inflação, de forma sustentável e dentro da nova regra fiscal”, afirmou o ministro durante o seu pronunciamento oficial.
Entenda como deverá funcionar o reajuste do salário mínimo:
- Atualmente o salário mínimo é reajustado levando em consideração uma política de valorização;
- Ela leva em consideração o índice de inflação e o avanço do PIB no ano;
- Após considerar esses índices, o valor é definido;
- Para 2025, por exemplo, a perspectiva é de que o novo valor seja fixado em R$ 1.515;
- No entanto, para os próximos anos, esse aumento deverá obedecer um teto;
- O percentual máximo de reajuste deverá ser informado em breve pelo Governo Federal;
- A medida será tomada com o objetivo de limitar os gastos na conta pública;
- Porém, ela deverá preservar a política de valorização do salário mínimo, garantindo um aumento acima da inflação.
Confira mais informações sobre o reajuste do salário mínimo neste link.