Black Friday: produtos com desconto também têm garantia? saiba antes de comprar

Realizada oficialmente nesta sexta-feira (29), a Black Friday 2024 deverá atrair milhares de consumidores em todo o país. Com a promessa de ofertas que chegam a até 90% de desconto, a data marca um dos melhores momentos para quem quer comprar sem ter que gastar muito. No entanto, é comum que os consumidores tenham dúvidas sobre as compras realizadas neste período.

Black Friday: produtos com desconto também têm garantia? saiba antes de comprar. (Imagem: FDR)

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o período de promoções pode contar com regras especiais de compra, troca e devolução em algumas lojas. No entanto, os estabelecimentos são obrigados a seguir as diretrizes previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Uma das principais dúvidas é relacionada a garantia dos produtos adquiridos durante a Black Friday. Para ajudar os compradores, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) emitiu nesta semana um comunicado informando sobre os direitos de que compra na Black Friday.

Saiba como funciona a garantia dos itens comprados da Black Friday:

  • Segundo o comunicado emitido pela Senacon, os produtos promocionais devem ter a garantia assegurada independentemente do valor pelo qual foram comercializados;
  • Isso porque o entendimento é de que a redução de preço não afeta os direitos básicos de proteção previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC);
  • Atualmente, o CDC prevê que os produtos duráveis, como eletrodomésticos e eletrônicos, devem ter uma garantia legal de, no mínimo, 90 dias;
  • Já para os produtos não duráveis, como alimentos e medicamentos, o prazo de garantia mínimo é de 30 dias;
  • Esses prazos não são modificados em caso de compras durante momentos promocionais;

“O fato de um item estar em promoção não tira a responsabilidade do fornecedor de cumprir com os padrões de qualidade e garantia previstos na legislação. Nesse sentido, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) reforça que o consumidor não deve hesitar em buscar seus direitos, mesmo em casos de compra com desconto,” afirmou o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous.

  • Além dessa garantia, alguns consumidores também podem contar com mais prazo de segurança;
  • No entanto, esse aumento pode ou não ser concedido e depende do fornecedor;
  • Caso encontre dificuldades para o cumprimento da regra, a orientação é de que o consumidor acione o Procon.

Consulte mais informações sobre a Black Friday 2024 neste link.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.