Vestibular 2025: veja as universidades PRIVADAS com programas de desconto e financiamentos

Quem pretende ingressar no ensino superior a partir de 2025 já deve começar a se preparar para o vestibular nas universidades privadas. Há chances de conseguir desconto por meio de bolsas, ou financiar o curso por meio de programas públicos. 

vestibular 2025
Vestibular 2025: veja as universidades PRIVADAS com programas de desconto e financiamentos
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A participação no vestibular 2025 é obrigatório para conseguir uma vaga na universidade privada. Há não ser que a instituição permita o uso da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como forma de susbtituir a presença na prova. 

A nota no ENEM ou no vestibular ainda podem render descontos, oferecendo bolsas que podem diminuir em mais de 30% o valor da mensalidade. 

Como conseguir descontos em universidades privadas?

Existem algumas formas do candidato ao ensino superior conseguir diminuir o valor da mensalidade. Os cursos da área da saúde e construção civil são os que possuem o maior custo para os estudantes. 

Por isso, ir em busca de formas de diminuir o valor final da mensalidade é sempre interessante. Essa opção é dada para quem:

  • Presta vestibular e consegue ser bolsista;
  • Inicia algum programa dentro da universidade;
  • Consegue uma vaga de emprego na universidade;
  • Se inscreve em programas de desconto, como Quero Bolsa ou Educa Mais Brasil. 

Como conseguir o financiamento em universidade privada?

O financiamento da universidade privada é liberado apenas pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). É preciso estar atento ao período de aberto das inscrições que são online. 

Podem tentar o financiamento do curso aqueles que:

  • Candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação;
  • Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

Quem comprovar renda familiar de no máximo 1,5 do salário mínimo por pessoa consegue juros zero no financiamento. 

O candidato pode selecionar até três opções de curso, e disputar a vaga. Vale entender que o financiamento não é certo, há um processo seletivo que indicará se o candidato vai conseguir a vaga. 

 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com