6 dicas valiosas para seguir e economizar no jantar de natal

O Natal é uma das festas mais aguardadas do ano, mas também pode ser um dos momentos mais caros para os brasileiros, especialmente quando se trata da ceia.

6 dicas valiosas para seguir e economizar no jantar de natal. (Imagem: Freepik)

Entre carnes, acompanhamentos e sobremesas, o orçamento pode ficar apertado, mas é possível manter a tradição sem extrapolar os gastos. Pensando nisso, separamos 6 dicas valiosas para economizar no jantar de Natal sem abrir mão do sabor e da qualidade.

A especialista Marina Costa, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Natal, confira.

Dicas para economizar no jantar de Natal

1. Planeje o cardápio com antecedência

O primeiro passo para economizar no Natal é planejar o cardápio com antecedência. Faça uma lista do que realmente deseja servir e evite exageros. Ao definir o que será preparado, é possível controlar melhor a quantidade de ingredientes e evitar desperdícios. Inclua opções simples e saborosas, como arroz com legumes, farofa e saladas, que são mais econômicas e agradam a todos.

2. Aposte nas carnes alternativas

A carne é, sem dúvida, o item mais caro do Natal. Em vez de optar por cortes nobres, como o pernil ou o cordeiro, invista em alternativas mais acessíveis, como frango, peixe ou até mesmo carne de porco. Além disso, escolher peças menores ou comprar as carnes em promoção pode reduzir significativamente os custos. Caso queira um toque especial, prepare a carne com temperos e marinadas que garantem sabor, mesmo com cortes mais baratos.

3. Aproveite os ingredientes sazonais

Outro truque para economizar no Natal é aproveitar os ingredientes sazonais. Frutas e legumes da estação costumam ter preços mais baixos e podem ser incorporados nas receitas de saladas, acompanhamentos e sobremesas. O abacaxi, a cenoura e a batata-doce, por exemplo, são ótimos ingredientes para preparar pratos deliciosos sem pesar no bolso.

4. Invista em receitas caseiras

Fazer suas próprias receitas pode ser uma excelente maneira de economizar, especialmente nas sobremesas. Pudins, rabanadas e bolos caseiros são opções saborosas e muito mais baratas do que as versões industrializadas. Além disso, ao preparar as receitas em casa, você tem o controle sobre os ingredientes e pode fazer substituições para torná-las ainda mais econômicas, como usar leite condensado caseiro ou economizar na quantidade de açúcar.

5. Compre no atacado ou em promoções

As compras de última hora podem ser um convite ao desperdício e a preços altos. Para garantir o melhor preço, faça suas compras de Natal com antecedência e, sempre que possível, compre em atacados ou aproveite as promoções. Fique de olho nos descontos de supermercados e nas ofertas em sites especializados, que oferecem preços mais baixos em grandes quantidades de produtos como arroz, feijão e farofa.

6. Decoração simples, mas charmosa

A decoração também é um item importante, mas que pode ser feito com simplicidade e charme. Utilize o que você já tem em casa, como toalhas de mesa, velas e enfeites antigos. Se precisar renovar a decoração, busque itens de baixo custo ou faça você mesma, como arranjos com flores da estação ou decoração com frutas, que deixam a mesa mais bonita e sem pesar no orçamento.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.