Governo Federal emite alerta geral para todos os idosos acima de 60 anos que usam ônibus

O Governo Federal emitiu um comunicado oficial alertando todos os idosos com mais de 60 anos que utilizam ônibus como principal meio de transporte. Em 2024, a idade mínima para ter direito à gratuidade no transporte público foi reduzida de 65 para 60 anos. Essa mudança representa um avanço significativo na garantia dos direitos da população idosa, proporcionando mais autonomia e qualidade de vida.

Com a nova legislação, confirmada pela Revista IstoÉ todos os cidadãos brasileiros com 60 anos ou mais têm direito a utilizar o transporte público gratuitamente. Essa medida tem o objetivo de facilitar o acesso a serviços essenciais e promover a inclusão social dos idosos.

A Carteira da Pessoa Idosa é destinada a pessoas com 60 anos ou mais inscritas no Cadastro Único, com renda mensal de até dois salários mínimos e com cadastro atualizado.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a Carteira do Idoso, confira.

Como obter a gratuidade?

Para usufruir desse benefício, é necessário solicitar a Carteira do Idoso. Esse documento comprova a idade e garante o direito à gratuidade no transporte. O processo de solicitação pode ser feito de forma online ou presencial, dependendo da cidade.

Como emitir a Carteira do Idoso?

A emissão da Carteira do Idoso é um processo simples que pode ser feito online como visto no vídeo acima. Para solicitá-la, o cidadão deve:

  • Acessar o site da Carteira do Idoso
  • Clicar em “Emitir carteira”;
  • Fazer login no Gov.br com CPF e senha;
  • Preencher os dados solicitados;
  • E a carteira estará disponível para baixar com um QR Code.

Quais são os benefícios da Carteira do Idoso?

A Carteira do Idoso oferece diversos benefícios às pessoas com mais de 60 anos, como:

  • Descontos em viagens interestaduais: a carteira serve como comprovante de renda para garantir descontos de até 50% ou gratuidade em passagens interestaduais;
  • Acesso a serviços prioritários: em muitos estabelecimentos, a Carteira do Idoso garante atendimento prioritário;
  • Descontos em ingressos: diversos estabelecimentos culturais e de lazer oferecem descontos para idosos com a apresentação da carteira;
  • Identificação: a carteira serve como um documento de identificação adicional, facilitando o acesso a diversos serviços.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.