Fim da fila do INSS: governo prorroga programa especial até o fim do ano

Boa notícia para os brasileiros, o governo prorrogou o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS). As ações são voltadas a reduzir o tempo de espera pelos benefícios da Previdência Social. Entenda melhor.

Em 2023 o governo criou o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS, que acaba de ser prorrogado. A decisão de estender as ações acontece exatamente no momento em que os brasileiros viram a espera aumentar, como noticiou o FDR.

Lila Cunha, especialista do FDR, ensina como conseguir a aprovação mais rápida do seu benefício, confira.

Fim das filas do INSS

A prorrogação está na Medida Provisória nº 1.273, publicada no Diário Oficial da União no dia 14 de novembro. Com essa publicação o INSS segue com ações até 31 de dezembro deste ano.

Criado em 2023, o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS) tem o objetivo de reduzir o tempo de análise dos pedidos feitos ao INSS.

“O programa foi criado em julho de 2023 pela Medida Provisória nº 1.181, com o objetivo de reduzir o tempo de análise de processos administrativos de reconhecimento inicial, manutenção, revisão, recurso, monitoramento operacional de benefícios e avaliação social de benefícios administrados pelo Instituto Nacional do Seguro Social”, explica o INSS.

A população também consegue contribuir com ações simples que reduzem o tempo de espera pelos benefícios. Em alguns casos é possível ter a aposentadoria aprovada em um dia, veja como.

Fim da fila do INSS: governo prorroga programa especial até o fim do ano
(Imagem: FDR)

Ações para reduzir a fila do INSS

Fazem parte do programa:

  • Os processos administrativos cujo prazo de análise tenha superado 45 dias ou que possuam prazo judicial expirado; e
  • Os serviços médicos periciais:
    • Realizados nas unidades de atendimento da Previdência Social sem oferta regular de serviço médico-pericial;
    • Realizados nas unidades de atendimento da Previdência Social cujo prazo máximo para agendamento seja superior a 30 dias;
    • Que possuam prazo judicial expirado;
    • Relativos à análise documental, desde que realizada em dias não úteis; e
    • De servidor público federal, na forma dos art. 83, art. 202 e art. 203 da Lei nº 8.112, de 1990.

Atendimento extraordinário

Para colocar em prática as ações o INSS adotou um sistema de atendimento extraordinário, onde os servidores do INSS recebem adicionais para realização de atendimentos extra.

Os servidores que participarem desse atendimento extraordinário recebem:

  • Pagamento Extraordinário de Redução da Fila do INSS, no valor de R$ 68,00; e
  • Redução da Fila da Perícia Médica Federal, no valor de R$ 75,00

Os dois valores são pagos conforme tabela de correlação de processos ou serviços concluídos.

“Os valores não são incorporados aos vencimentos, à remuneração ou aos proventos das aposentadorias e das pensões. Também não servem de base de cálculo para benefícios ou vantagens e não integram a base de contribuição previdenciária do servidor”, explica o Instituto.

Fim da fila do INSS: governo prorroga programa especial até o fim do ano
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Concurso do INSS

Outra ação que também pode contribuir com a redução da fila é a contratação de médicos peritos. Também no dia 14 o MGI publicou a Portaria MGI nº 8.569.

O texto autoriza a oferta de 250 vagas para peritos do INSS, o que deve ser feito através de concurso público. Com a medida publicada no Diário Oficial o edital da seleção seve ser publicada em seis meses.

A previsão é de que os novos peritos sejam alocados nas regiões que sofrem com a falta de peritos e estão longe das grandes cidades.

Além das vagas imediatas outras 250 para formação de cadastro de reservas também serão oferecidas. Enquanto o edital não é publicado, você confere mais informações na matéria sobre o concurso do INSS escrita por mim.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.