O cenário de incertezas provocado pela pandemia do novo coronavírus fez a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) anunciar mudanças no Vestibular 2021. De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares da universidade (Comvest), a primeira fase será adiada para janeiro do ano que vem e terá 72 questões, ao invés de 90. O tempo de prova também será reduzido. A segunda fase está prevista para fevereiro.
A Comissão também pretende realizar o exame em dois dias, para evitar aglomerações. Assim, os inscritos nos cursos de:
- Ciências Humanas
- Ciências Tecnológicas
- Ciências Exatas
- Artes
Vão prestar as provas do vestibular 2021 em um sábado. No dia seguinte, serão os candidatos das áreas de:
- Biológicas
- Saúde
O tempo de prova será de no máximo quatro horas. Inicialmente, a primeira fase do vestibular estava marcada para 22 de novembro. A segunda fase deve seguir o mesmo padrão, aplicada em dois dias de fevereiro.
A Unicamp aguarda o posicionamento do Ministério da Educação em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e reuniões entre instituições públicas paulistas para definir as datas oficiais.
Provas do vestibular 2021 Unicamp
Primeira fase
Prova única com 72 questões de conhecimentos gerais, sendo:
- 12 questões de Língua Portuguesa e Literatura;
- 12 questões de Matemática;
- 8 questões de Biologia;
- 8 questões de Física;
- 8 de Geografia/Sociologia;
- 8 de História/Filosofia;
- 8 de Inglês;
- 8 de Química.
Segunda fase
- Provas com questões abertas;
- Redação.
A Unicamp ainda não informou se vai estender as mudanças para a segunda fase do processo seletivo, geralmente realizada em três dias.
Inscrições para a seleção Unicamp
As inscrições para o vestibular da Unicamp serão abertas em 31 de julho e encerram em 8 de setembro. Os pedidos de isenção da taxa de R$ 170 podem ser enviados a partir de 22 de junho, pelo site da Comvest.
O envio da documentação também será pela Internet. Funcionários da Unicamp/ Funcamp, candidatos de famílias de baixa renda e inscritos em determinados cursos terão direito à isenção. Todos os critérios estão disponíveis no site oficial.
Na última edição, foram ofertadas 2.589 vagas para 72.859 inscritos no vestibular tradicional da Unicamp e 17,3 mil candidatos para 645 vagas oferecidas pelo processo via Enem.
A Unicamp oferece cursos em diversas áreas do conhecimento, como biológicas e saúde, artes, humanas, exatas, tecnológicas e da terra.