Grande parte dos brasileiros terão mudanças na sua escala de trabalho por conta do feriado nacional dessa semana. Esse é o primeiro ano em que o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, será considerado feriado em todo país.
Devido ao feriado nacional os trabalhadores com carteira assinada não são obrigados a trabalhar, o que incluí os bancários. Por conta disso, as agências bancárias ficam fechadas e não há atendimento presencial nestas datas.
Como consequência os serviços online também são interrompidos, o que pode mexer com a gestão financeira de muitas pessoas. Como o dia 20 de novembro é um feriado novo, a mudança deve ser sentida por milhões de brasileiros.
Funcionamento dos bancos no feriado de 20 de novembro
Quem precisa resolver alguma pendência com o banco deve estar atento aos prazos. Isso porque, em feriado nacional o funcionamento do serviço bancário recebe mudanças como:
- As agências bancárias ficam fechadas para atendimento com funcionário, apenas os caixas eletrônicos funcionam;
- Pagamentos de boleto não são computados nesse dia, sendo permitido pagar no próximo dia útil seguinte, neste caso 21 de novembro;
- Transferência via TED só caí no próximo dia útil seguinte;
- PIX funciona normalmente.
Nada muda para o uso dos cartões de débito e crédito.
Funcionário deve trabalhar no feriado nacional?
Na verdade, a CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas) dá duas opções para a empresa que precisa de funcionários trabalhando em um feriado nacional:
- O funcionário recebe em dobro (100%) pelo dia trabalhado; ou
- O funcionário folga em outro dia da semana. Exemplo: trabalha de segunda a sábado, mas por trabalhar no feriado ele pode folgar na segunda.
Normalmente essas empresas são aquelas que prestam serviços considerados como essenciais, por exemplo: farmácias, hospitais, aeroportos, linhas de transporte, equipe de segurança, supermercados, postos de combustível, restaurantes, bares, padarias e outros.
A melhor decisão deve ser discutida com o próprio empregador. Porque não é permitido alterar a quantidade de horas semanais previstas no contrato de trabalho porque o feriado caiu no meio da semana.