Este lugar virou o queridinho dos trabalhadores após decisão do sextou antecipado

A ideia de trabalhar quatro dias por semana e ter três dias de folga, sem redução salarial, está cada vez mais popular no mundo todo. Portugal foi um dos pioneiros nessa jornada e os resultados iniciais são promissores.

De acordo com matéria do jornal O Globo, um estudo realizado em Portugal com a participação de 41 empresas mostrou que a semana de quatro dias pode ser benéfica tanto para os funcionários quanto para as empresas. A maioria dos participantes relatou melhora na saúde mental, aumento da produtividade e maior satisfação com o trabalho.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a jornada de trabalho, confira.

Benefícios para os funcionários

  • Melhor qualidade de vida: mais tempo livre para descansar, cuidar da saúde e se dedicar a atividades pessoais;
  • Menor estresse: a redução da jornada de trabalho pode ajudar a prevenir o burnout e aumentar a satisfação no trabalho;
  • Maior produtividade: muitos estudos mostram que trabalhar menos horas pode levar a um aumento da produtividade, pois os funcionários tendem a ser mais focados e eficientes.

Benefícios para as empresas

  • Aumento da produtividade: como mencionado, a semana de quatro dias pode levar a um aumento da produtividade dos funcionários;
  • Redução do absenteísmo: funcionários mais satisfeitos tendem a faltar menos ao trabalho;
  • Melhora da imagem da empresa: empresas que adotam a semana de quatro dias são vistas como mais modernas e atraentes para os talentos;
  • Maior retenção de talentos: a semana de quatro dias pode ajudar a atrair e reter talentos, já que é um benefício muito valorizado pelos profissionais.

Brasil

A ideia da semana de quatro dias também ganha força no Brasil. A deputada federal Erika Hilton apresentou uma proposta de emenda constitucional (PEC) para reduzir a jornada de trabalho para 36 horas semanais.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.